02 de abril: Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007 com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva, reduzindo a discriminação e o preconceito aos indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Os transtornos do espectro autista aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida e terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorarem sua relação com o mundo.
O Abril Azul tem um significado especial para quem trava batalhas diárias em busca de diagnóstico precoce, tratamento e aceitação do TEA.
No Brasil, estima-se que 1 em cada 100 crianças seja diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, segundo a Associação Brasileira de Autismo (ABRA). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo. Embora a prevalência seja significativa, o diagnóstico precoce ainda enfrenta desafios.
Redes Sociais