Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HACO e 5◦ ETA unidos para fazer o bem
Início do conteúdo da página

No dia 13 de junho, o Hospital de Aeronáutica de Canoas e o Esquadrão Pégaso estiveram envolvidos em uma missão humanitária que trouxe um pouco de tranquilidade e uma ponta de esperança para uma família em Caxias do Sul - RS.

Tripulação do FAB 2330: Ten Cel Buch, Ten Ureta, TenNery, 3S Gouveia e 3S Mortari e Ten Cel Ruaro, no momento da chegada à BACO.

Trata-se da história da Emanuela Castanho Gasperin, uma bebê de nove meses, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1. Essa doença, que pode ser fatal, é uma doença degenerativa, progressiva e que limita a capacidade motora e respiratória.

Emanuela (divulgação de foto autorizada pelos responsáveis).

A cura para a AME pode ser obtida através de uma medicação chamada ZOLGENSMA®; entretanto, o custo da medicação é de, aproximadamente, nove milhões de reais. Atualmente, a família luta para que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça o fármaco, porém, sabe-se que esse é um processo longo. Enquanto aguardam, família e amigos envolvem-se em campanhas de arrecadação de fundos para prover os tratamentos médicos paliativos necessários para a pequena Emanuela, que, desde muito pequena, tem sido uma brava guerreira.

Entre os tratamentos paliativos para a doença, além de fisioterapia e de fonoterapia, o uso mensal de uma medicação chamada Risdiplam ajuda a dar maior mobilidade ao pulmão (auxiliando na capacidade respiratória) e na obtenção dos marcos motores de desenvolvimento na primeira infância. A dose do Risdiplam deve ser administrada mensalmente, e o custo aproximado por dose é de 70 mil reais. Existe a previsão de que o fármaco seja incorporado ao SUS, a partir do mês de setembro deste ano. Até lá, a medicação deve ser adquirida no setor privado.

No início dessa semana, os pais da Emanuela receberam uma notícia surpreendente: por intermédio da Dra. Adriana Banzzato, de Curtiba- PR, médica neurologista e referência em AME no Brasil, a família conseguiu a doação de duas doses do Risdiplam. Ainda que esse fosse um motivo de imensa alegria para todos, organizar a logística para que a medicação chegasse ao seu destino tornou-se um motivo de angústia.

Nesse momento, as militares do HACO, 1º Ten QOCon Enf FERNANDA DVJOBGINSKI GUEDES, em conjunto com a 3S TEF CLARI BERENICE BORGES FRAGA MIRANDA, iniciaram uma forte mobilização junto ao Ten Cel Med RONALDO RUARO, que, prontamente, abraçou a causa e iniciou os desdobramentos necessários para viabilizar esse acontecimento. A partir da autorização do Diretor do HACO, Cel Med ÉDISON CÁSSIO AGUIRRE DE SOUZA, foi feito contato com 5 ◦ ETA.

Caixa com as duas doses do Risdiplam aguardando o embarque.

O comandante do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo, Ten Cel Av ALLAN BUCH SAMPAIO, e o Maj Av MARIO VISCARDI FILHO, responsabilizaram-se por trazer as duas doses até a Base Aérea de Canoas. O Ten Cel Buch relata ter sido um prazer para toda a tripulação realizar a missão e ajudar os profissionais de saúde, que considera serem os verdadeiros responsáveis por cuidar da paciente. Ele diz: “Missões como essa refletem os valores que aprendemos na FAB e mostram a característica marcante da Aviação de Transporte, o apoio a qualquer hora, em qualquer lugar. Na semana em que celebramos o dia da Aviação de Transporte pudemos sentir a alegria de ajudar a quem precisa. A sinergia com o HACO foi fundamental para o cumprimento da missão em tempo oportuno.” O Ten Cel Buch destaca que o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo sempre estará pronto para atender ao chamado da Nação.

Sgt Gouveia assinando o recebimento do Risdiplam em Curitiba.

Um pouco antes das 19h do dia 13 de junho, a aeronave FAB 2330, pilotada pelo Tem Cel Buch, pousou na BACO, em um momento de muita emoção, trazendo alento para a família da Emanuela e para todos os envolvidos na jornada. O Ten Cel Ruaro recebeu em mãos a medicação e a repassou à Sgt Miranda, que saiu rumo à Caxias do Sul para entregar o Risdiplam à mãe da Emanuela. O Ten Cel Ruaro relata ter sido uma missão desafiadora, pois, apesar da simplicidade, envolvia uma miríade de atores, em um tempo curto e uma distância longa. O Chefe da Divisão de Atividades complementares diz: “Estou muito feliz em poder ajudar a linda Emanuela! Parabenizo a ação da Ten Fernanda Guedes e de todos os militares que estiveram engajados na missão. Por essa e tantas outras ações é que me orgulho de fazer parte das Força Aérea e de poder fazer o bem as pessoas.” Por fim, o Ten Cel Ruaro agradeceu particularmente ao Ten Cel Buch e ao Maj Viscardi, os quais, em ação contínua e com a autorização do COMPREP, rapidamente atenderam a solicitação, trazendo, no mesmo dia, o remédio para a paciente.

Ten Cel Ruaro repassando a medicação para a Sgt Miranda na BACO.

Em resposta a toda essa ação, que envolveu os militares das duas OM, Daniela, a mãe, diz: “À Força Aérea Brasileira, a minha gratidão eterna por estarem nos abraçando em um momento como esse, meu coração de mãe não sabe nem expressar o tamanho da alegria que é poder contar com o apoio da Aeronáutica para fazer com que a doação da Dra. Adriana Banzzato chegasse até nós. Agradeço imensamente a todos os envolvidos.”

 

Daniela, mãe da Emanuela, recebendo a medicação das mãos da Sgt Miranda.

 

SAIBA MAIS:

O HACO deve retomar em breve a sua campanha de coleta de tampinhas plásticas. A venda desse material, que muitas vezes é descartado em lixeiras, possibilita a arrecadação de valores em dinheiro que podem ser destinados a causas solidárias.

Neste momento, o destino das tampinhas aqui coletadas será a campanha organizada pelos familiares e amigos da Emanuela, a fim de possibilitar o custeio dos exames e tratamentos necessários até que a família obtenha a medicação para a cura do bebê.

Serão distribuídos pontos de coleta ao longo do hospital, e todo o efetivo e usuários do HACO estão convidados a participar, depositando ali as tampinhas plásticas identificadas nas caixas coletoras.

O Hospital de Aeronáutica de Canoas incentiva a participação de todos em prol dessa causa!

 

Fim do conteúdo da página