Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VISITA TÉCNICA DO DIRETOR HACO AO HOSPITAL DA BRIGADA MILITAR DE PORTO ALEGRE PARA CONVÊNIO DE CIRURGIA ROBÓTICA
Início do conteúdo da página


Diretor do HACO e Diretor do HBMPA com oficiais superiores em reunião técnica.

 

No dia 09 de fevereiro de 2021, o Diretor do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), Coronel Médico Édison Cássio Aguirre de Souza acompanhado por sua comitiva, Coronel Médico Denis Frasse Jordão, Chefe da Divisão Médica do HACO; Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica do HACO e Major Médico Sandro Luiz Muller da Silva, Chefe da Seção de Urologia do HACO, realizou visita técnica ao Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA).


A visita foi um convite do Diretor do HBMPA, Tenente Coronel QOEM Artur Arregui Zilio, que recebeu a comitiva do HACO assessorado pelos oficiais superiores: Major QOES Norberto Campos Martins, Diretor Técnico do HBMPA e o Major QOES Renan Desimon Cabral, Chefe do Centro de Cirurgia Robótica do HBMPA.


A ocasião foi motivada com objetivo de alcançar as diretrizes de reestruturação da Força Aérea Brasileira, por meio da interoperabilidade e viabilidade de recursos, utilizando técnicas avançadas para o desempenho da função e alcance da excelência ao usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). O HBMPA traz a realidade da cirurgia robótica para o tratamento dos seus usuários, proporcionando celeridade cirúrgica. Algumas cirurgias gerais que antes tinham um tempo longo de duração com o método convencional, hoje podem ser feitas em um tempo muito menor, pois se tornaram mais precisas por meio dessa tecnologia.


O robô permite que o cirurgião veja os órgãos em alta definição através da câmera e assim os movimentos são delicados e precisos, tornando a cirurgia menos invasiva e mais eficiente.


Ao final, foi lançada a idéia de interoperabilidade entre as instituições para convênio.

 


Major Muller, experimentando a máquina cirúrgica.


Diretor do HACO com o Diretor do HBMPA e o Diretor Técnico do HBMPA,
Diretor do HACO, Diretor do HBMPA, Diretor Técnico do HBMPA, Chefe Da Divisão médica do HACO, Chefe da Divisão.


Odontológica do HACO, Chefe do Centro de Cirurgia Robótica do HBMPA e Chefe da Seção de Urologia do HACO.

 

Para saber mais:
O HACO tem como Missão: Prover ações de saúde preventiva, assistencial e de campanha, no nível de terceiro escalão, aos militares e seus dependentes, na área de jurisdição (GUARNAE-CO e Esquadrões Subordinados), em tempo de paz ou de conflito.

Por Capitão Dentista Millane Lira – OCS/ HACO

Fim do conteúdo da página