Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 71° ANIVERSÁRIO DO HACO
Início do conteúdo da página

No dia 30 de outubro, o Hospital de Aeronáutica de Canoas comemora o seu septuagésimo primeiro aniversário. Dentre os eventos festivos, realizou-se entre os dias 26 a 29 de outubro, a I Jornada de Qualidade Hospitalar e a IX Jornada de Atenção Integral à Saúde. O tema que pautou as atividades foi: 2021 – O Ano das Frutas e Vegetais. A abertura contou com a presença do Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da Diretoria de Saúde, Brigadeiro Médico Júlio César da Gama Apolinário.

Uma série de palestras ministradas presencialmente e por videoconferência compôs a Semana Científica. No dia 26, foi realizada a I Jornada de Qualidade Hospitalar. O compromisso com a qualidade hospitalar é um programa nacional de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade. Estimula a participação e a autoavaliação das instituições e contém um componente educacional, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Foram abordados assuntos como a Cultura da Qualidade Hospitalar (CQH), os Benefícios da Gestão de Qualidade na Prevenção e, como destaque, ressaltou-se a palestra proferida pelo Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, com o relato da experiência de implantação do Controle de Qualidade Hospitalar, no HFASP, durante sua gestão.

Coronel Aguirre e Major Marcelo durante a entrega do certificado ao palestrante Capitão Almeida

Sobre a participação na jornada, o palestrante Capitão Aviador Thiago Garcia de Almeida que ministrou a palestra: “Benefícios da Gestão da Qualidade na Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos”, relatou sentir-se honrado por poder compartilhar sua experiência e, ao mesmo tempo, aprender com os conteúdos multidisciplinares apresentados ao longo do dia.

Os dias 27 e 28 foram dedicados à IX Jornada de Atenção Integral à Saúde, com palestras sobre nutrição e sua correlação com as diferentes especialidades e níveis de atenção em saúde. A palestrante Tenente Larissa da Rosa Feix, considerou o assunto extremamente importante, uma vez que a nutrição é um dos pilares da manutenção da saúde como um todo.  Nesse contexto, houve uma preocupação da Comissão Organizadora junto à Seção de Nutrição  e Dietética do HACO frente às preparações dos alimentos servidos nos intervalos, com o intuito de proporcionar refeições saudáveis e condizentes com os temas debatidos.


Alimentos funcionais preparados para o evento


Na quinta-feira (28), na qual houve abordagem de temas relacionados à Odontologia enfatizou-se a importância do Dia da Fruta, recentemente instituído na Divisão, no qual é removeu-se o açúcar dos lanches e foi disponibilizada aos Cirurgiões-Dentistas uma dieta baseada em frutas, em substituição aos alimentos açucarados consumidos anteriormente. Além disso, a Tenente Dentista Carina Lantmann Cabreira Daudt, que participou da elaboração da Horta Pedagógica do CAIS, ressaltou a importância da interação dos pacientes e do contato com a produção de alimentos saudáveis para a saúde bucal e sistêmica. O encerramento da palestra se deu com a participação da farmácia e a discussão das interações medicamentosas com alimentos, química medicinal e análise de exames laboratoriais.

Na ocasião, também foi entregue o Prêmio Doutor Santos Rocha. Nesse ano, a categoria Produção Científica contou pela primeira vez com a participação das Policlínicas e Esquadrões de Saúde Subordinados ao HACO. Na nova categoria, foi premiada a Capitão Letícia Lese, autora do artigo intitulado: “Benefícios da atuação do oficial dentista no Centro de Atendimento Integrado à Saúde no contexto da reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica”. Já na categoria HACO, o trabalho vencedor foi “Intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico durante o processo de validação das prescrições de medicamentos no HACO”, das autoras: Tenentes Farmacêuticas Simara Artico, Fernanda Trentin Zaccaron e Tenente Coronel Farmacêutica Dilse Mara de Bona.

Entrega do Prêmio Doutor Santos Rocha


Além disso, foram nomeados os Destaques Profissionais do HACO, nas categorias Graduado-padrão: a 2S SEF Mariana de Oliveira de Assis, Praça-padrão: o CB SAU Fabrício Nunes Bandeira e na Civil: Simone Barrozo. O Diretor do HACO, Coronel Édison Cássio Aguirre de Souza, realizou a entrega das placas de homenagem e congratulou os agraciados pela dedicação no exercício de suas funções.

Destaques Profissionais do HACO


O encerramento das atividades se deu na sexta-feira, dia 29, com a celebração de um Culto Ecumênico, seguido pela Formatura em comemoração ao 80° Aniversário do V COMAR e do 71° Aniversário do HACO. Na oportunidade, o HACO procedeu à entrega de medalhas por tempo de serviço aos militares do HACO, bem como do título honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (MHFAB) à médica civil Doutora Nadine Oliveira Claussel, Diretora-Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, pelos relevantes serviços prestados ao HACO e à FAB.



Doutora Nadine recebe o título de MHFAB do Brigadeiro do Ar Bellintani

 

Em entrevista ao CECOMSAER, o Diretor do HACO, Coronel Aguirre, fez um apanhado sobre o retorno gradual das atividades pós-pandemia de COVID-19, que foi um grande desafio para a gestão. “Diversas melhorias tem sido implementadas no hospital, como o CQH, a informatização dos procedimentos com o AGHUSE, a Medicina Pericial e em consonância com a reestruturação do SISAU, uma integração das especialidades com enfoque na Atenção Integral em Saúde, visando à saúde dos pacientes como um todo”.

Para saber mais: O ano de 2021 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como o Ano das frutas e vegetais, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de incluir esses itens na alimentação para melhorar a saúde da população. Nesse contexto, a Seção de Nutrição e Dietética do HACO elaborou um e-book, com todas as receitas saudáveis, preparadas especialmente para o evento, e disponibilizou-as ao efetivo, através de QR code.

Aponte a câmera do seu celular para a figura abaixo e confira!

Fim do conteúdo da página