Atuação da Enfermagem no meio militar
Oficial Enfermeira é palestrante na Semana Acadêmica de Enfermagem da UFCSPA
Em 25 de maio, iniciou-se a Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento remeteu ao Dia Internacional da Enfermagem – 12 de maio, e teve como tema principal: “As possibilidades de carreira para a Enfermagem”.
A 2° Tenente QOCON Enfermagem ELISIANE Gouveia da Silva, assistente do Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), apresentou o tema: a “Atuação da enfermagem no meio militar”, visando esclarecer as diferentes possibilidades para a profissão dentro deste segmento. A palestra, que durou 1h 30min, foi realizada em formato online, contou com a participação de acadêmicos, de profissionais de saúde, de professores universitários e de militares do quadro de saúde do Exército Brasileiro.
A palestrante relatou que os ouvintes demonstraram interesse acerca da abrangência do quadro de saúde das Forças Armadas e realizaram diversos questionamentos a respeito dos assuntos abordados. Elucidou, ainda, o histórico da atuação da Enfermagem no meio militar e citou o destaque para o apoio da aviação como fundamental no cumprimento da missão, para esta especialidade, desmistificando a participação da mulher na profissão militar.
A Tenente Elisiane finalizou relatando que outro destaque da apresentação foi a abordagem de um breve histórico a respeito da organização da Enfermagem enquanto ciência, a partir da atuação de Florence Nightingale que, com seu espírito altruísta, trabalhou como enfermeira civil voluntária na guerra da Criméia (1854-1856). Nesse contexto, ressalta-se a notoriedade que essa profissão ganhou a partir da sua atuação no meio militar, com a instrumentalização do cuidado de enfermagem, estabelecendo, a partir de então, a preocupação com o meio ambiente, a necessidade de luz, de ar fresco, de silêncio e, principalmente, de condições adequadas de higiene.”
O Chefe da Divisão de Meios Complementares (DAC) do HACO, Major QOFARM ALEXSANDRO da Silva Haeser, declara: “Sempre é muito importante a divulgação das atividades militares da área de saúde. O tema da palestra é muito relevante, pois demonstrou aos futuros enfermeiros que a Enfermagem militar é uma mistura entre a atividade assistencial convencional e a atividade operacional, cujo teor normalmente traz empolgação aos acadêmicos”. No tocante ao trabalho da equipe do HACO, o Major Alexsandro acrescenta que a Enfermagem tem atuação essencial ao bom funcionamento de qualquer instituição hospitalar e que no nosso hospital não seria diferente. “Temos um corpo de enfermagem muito qualificado, especializado e comprometido com a missão de bem atender aos usuários. A profissão permeia todos os setores da OSA, seja na atuação direta ou na interface com os diversos serviços, tanto operacionais, quanto administrativos. A participação de profissionais do HACO em eventos de caráter científico de universidades renomadas, como foi o caso, deixa clara a essencialidade da profissão, fazendo a diferença em nossa instituição”.
Para saber mais:
O ingresso na Força Aérea Brasileira, como Técnico de Enfermagem de carreira (Quadro QSS SEF), é realizado mediante concurso público, e o aprovado realiza o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS).
Para os Enfermeiros de carreira, com curso superior, há o concurso público, cuja aprovação leva ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP).
As outras possibilidades de ingresso são através de processos seletivos para temporários no Serviço Militar Voluntário, tanto para sargentos (Quadro QSCON TEF), quanto para oficiais (QOCON Enf). Para detalhes da forma de ingresso na FAB, acesse: www.fab.mil.br/ingresso
Redes Sociais