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O SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR DO HACO COMEMORA 16 ANOS

      Em julho de 2005, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) implementou o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Na ocasião, discutiram-se as estratégias de atendimento ambulatorial programado e continuado a pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas, de acordo com as diretrizes determinadas pela Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde (MS).
      Segundo a Luciene Teixeira, Médica Civil que ainda hoje integra a equipe: “Observou-se, nesse período, a necessidade de atendimento extramuros, para absorver a demanda dos pacientes com mobilidade limitada por determinadas condições, tais como, as provocadas por acidente vascular encefálico, cirurgias de quadril, fraturas, demências, entre outras. Ao longo desse mesmo ano, houve um evento comemorativo no HACO, com apresentação de uma equipe de SAD do Hospital Conceição, de Porto Alegre, baseada em um Programa do Serviço Único de Saúde (SUS). A partir do planejamento estratégico e da elaboração de uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros) consolidou-se o SAD no HACO. Durante anos, os protocolos e diretrizes foram oficializados e passaram a respaldar esse serviço, cuja demanda aumentava gradativamente”.
      Em entrevista, o SO R1 José Antônio Moreira dos Santos que integrou a equipe do SAD de 1995 a 2015, no setor de fisioterapia, as discussões dos casos e planejamento das visitas eram semanais, sempre realizadas por, no mínimo, dois profissionais. “O SAD mostrou-se essencial de forma a monitorar a saúde de muitos usuários que, por estarem debilitados e acamados, tinham os cuidados necessários supervisionados, evitando internações no hospital.”
       O atual Chefe do SAD, Tenente Médico MFC Evandro Lucas de Borba, afirma que a assistência ressignifica e humaniza o cuidado, pois possibilita atender o paciente e família em seu próprio lar, local de afeto, segurança e conforto. E reitera: “A relação da equipe com os usuários e a inserção dos familiares nesse contexto potencializam os resultados, pela criação de um vínculo de apoio mútuo”.
A Atenção Domiciliar vem se tornando cada vez mais pertinente, uma vez que, devido ao notório envelhecimento da população, há também um aumento da demanda das estruturas hospitalares e de seus recursos. Nesse contexto, a Atenção Domiciliar é uma solução para a melhor coordenação do cuidado aos pacientes dentro do Sistema, visando à prevenção, tratamento de doenças e reabilitação dos pacientes.


PARA SABER MAIS:
       Atualmente, o SAD atua como aliado em atendimentos de alta complexidade, evitando a internação prolongada e superlotação do serviço de urgência e emergência. Assim, reduz-se o risco de infecções e melhora-se a gestão dos leitos. Além de permitir que o paciente possa estar no conforto de sua casa e junto à família recebendo um atendimento humanizado e de qualidade.

Fotografia 1 - Equipe Multidisciplinar alinhando as estratégias de atendimento

Fotografia 2 - Atendimento domiciliar   

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