A Segunda Feira de Ciências e Mostras Científicas Estadual em Geodiversidade (II FeMCE-GEO) foir realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Fundão, através do Instituto de Geociências (IGEO), com a participação de alunos das redes pública e privada do Ensino Fundamental e Médio/Técnico de todo o Estado do Rio de Janeiro.
A FeMCE-GEO tem por objetivo estimular os alunos, ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país, buscando a democratização do conhecimento e o fortalecimento dos elos entre Universidade e Sociedade.
Nessa feira o Colégio Brigadeiro Newton Braga se destacou, pois ganhou o primeiro e segundo lugares da feira.
O projeto intitulado “COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: OBTENÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE” foi premiado como 1º colocado, sendo coordenado pelo Professor de Química, SO R1 Marcelo Delena Trancoso e contou com a participação dos alunos Laila Quaresma Ferreira e Henrique Daumas, ambos do 3º ano do Ensino Médio. Participou também desse trabalho a ex-aluna do CBNB, Alessandra Lemos do Nascimento, e que atualmente é graduanda de Licenciatura em Química, na UFRJ.
O objetivo do trabalho é divulgar a relevância e as aplicações dos combustíveis alternativos, através da obtenção experimental dos seguintes carburantes: etanol, a partir da beterraba; do gás hidrogênio, a partir das latinhas de refrigerante; do biodiesel, a partir do óleo usado e do gás natural, a partir de sobras de alimento. O objetivo também é mostrar os efeitos prejudiciais para o meio ambiente dos combustíveis fósseis e destacar a importância, a presença e a aplicabilidade da química, na sociedade e na vida cotidiana.
O projeto intitulado “APRENDA A TRANSFORMAR LENTE ELETRÔNICA EM MICROSCÓPIO RECICLADO” foi premiado como 2º colocado, sendo coordenado pela Professora de Biologia, 1º Tenente Elisangêla de Souza Cunha e contou com a participação das alunas Eyshila Zampilis, Rafaella Almeida, Letícia Rocha e Júlia Oliveira, ambas do 2º ano do Ensino Médio.
O objetivo do trabalho é destacar a importância de desenvolver uma ferramenta de cunho educacional lúdico no campo da Biologia, sendo de fácil acesso à população, importante ao ensino do discente, no qual possibilita uma reflexão aos danos que os resíduos do lixo eletrônico acometem, trazendo diversos problemas sérios à saúde humana e ao meio ambiente em si. Essa ferramenta é considerada útil e criativa, tornando educativo, pois ilustra ao aluno a importância da preservação ao meio ambiente, enfatizando a relevância de se habituar à sustentabilidade.
http://www2.fab.mil.br/cbnb/index.php/slideshow/269-cbnb-na-2-feira-de-ciencias-e-mostra-cientifica-estadual-em-geodiversidade-femce-geo#sigFreeId561488c4a0
Redes Sociais