PROCEDIMENTOS PARA O RIO CARD ESCOLAR E JAÉ
Os alunos que utilizam transporte público no município do Rio de Janeiro deverão possuir o sistema de bilhetagem digital JAÉ (que está substituindo o RioCard apenas dentro do município).
Quem mora fora do município do Rio de Janeiro e utiliza transporte intermunicipal deverá possuir os dois cartões (Rio Card e JAÉ).
Os alunos antigos do CBNB que ingressaram até 2024 já foram enviados para a base de dados do sistema de bilhetagem JAÉ. Já os alunos NOVOS, devem baixar o aplicativo JAÉ e acompanhar as atualizações.
Para o JAÉ:
1º passo: Baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Basta acessar o site https://jae.com.br/ e seguir todo o passo-a-passo:
- Clicar em Gratuidade > Estudantes e Universitários
- Na opção "Cadastro de estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio", clicar em > "Rede Federal e Demais Escolas Estaduais" e seguir todo o procedimento.
2º passo: Preencher o formulário eletrônico no site do CBNB (link abaixo):
Clique aqui para preencher o formulário do Rio Card Escolar e JAÉ
3º passo: Os alunos novos que estão ingressando no CBNB neste ano, serão enviados para o JAÉ quando realizarem o preenchimento do formulário de transporte escolar dentro site da escola.
As informações sobre a gratuidade estarão disponíveis diretamente no aplicativo.
Para o Rio Card:
1º passo: Preencher o formulário eletrônico no site do CBNB (link abaixo):
Clique aqui para preencher o formulário do Rio Card Escolar e JAÉ
2º passo: Aguardar 15 dias após o envio do formulário eletrônico e ligar para o Rio Card através do número 2127-4000 para saber se já consta como ativo no sistema do Rio Card.
3º passo: Comparecer à Secretaria Escolar com o “Formulário de Solicitação de Documentos” preenchido e assinado (link abaixo), juntamente com a quantia de R$ 10,00 em espécie, para dar entrada na declaração de escolaridade.
Clique aqui para acessar o "Formulário de Solicitação de Documentos"
4º passo: Comparecer em uns dos postos do Rio Card com o(a) aluno(a) uniformizado(a) para captura de foto e retirada da gratuidade escolar.
Secretaria Escolar do CBNB
Redes Sociais