Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Organizações Apoiadas
Início do conteúdo da página

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza

Ante o Decreto-Lei nº 6.365, de 23.03.1944, que estabeleceu a organização da Força Aérea Brasileira em tempo de paz, de conformidade com os novos efetivos e de acordo com a necessidade dos serviços, o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, através do Boletim Interno nº 158, de 1º de novembro de 1944, providenciou a classificação, transferências de quadros e distribuição de militares para a recém criada “Seção de Tráfego Aéreo”. A referida Seção foi constituída de: Posto Rádio, Torre de Controle, Sala de Operações e Meteorologia. Seu efetivo inicial contou com dez militares.

Em 30 de maio de 1992, foi desativado o Destacamento de Proteção ao Vôo de Fortaleza e criado o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Detecção e Telecomunicações nº 26, sendo a ele atribuída a responsabilidade de operar e manter os seguintes órgãos e estações locais: Controle de Aproximação (APP) de Fortaleza, Estação de Telecomunicações Administrativas do M.Aer. (ZWN-52), Estação Radar de Controle de Tráfego Aéreo em Rota (LP-23/RS-870), Estação de Comunicações de UHF (AMS-MIL), Casa de Força (KF) e a manutenção e operação da Torre de Controle (TWR) do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Na mesma data, foi ativado o Grupamento TASA de Fortaleza, que passou a responder pela jurisdição técnica, administrativa e operacional dos seguintes órgãos e estações instalados no município de Fortaleza: Sala AIS do Aeroporto Civil, Centro Meteorológico de Aeródromo (CMA), Estação de Telecomunicações Aeronáuticas: ZWB-52; VOR/DME FLZ e NDB FLZ.
Em 1994, o Exmo. Sr. Ministro de Estado da Aeronáutica desativou o Grupamento TASA de Fortaleza (GTA-FZ), restituindo a este Destacamento o controle técnico, operacional e administrativo dos órgãos e estações locais de proteção ao vôo do aeródromo de Fortaleza que estavam sob jurisdição do GTA-FZ (Portaria nº 70/GM4, de 20 de janeiro de 1994), o que permanece até a presente data. Em 2001, foi construído, no Sítio-Radar, um galpão pré-moldado que abriga o comando, todas as chefias e secretarias, além do suprimento e auditório. Tal edificação foi concebida com caráter de provisoriedade, visando utilizá-las, no futuro, para abrigar o Suprimento e as atividades técnicas.

Em 27 de fevereiro de 2003, através da Portaria 183/GCC3, passou a ser denominado Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ). O DTCEA-FZ fica situado no Bairro Alto da Balança, Município de Fortaleza, Estado de Ceará, na Região Nordeste do Brasil.

 

Esquadrão de Saúde de Fortaleza

O Esquadrão de Saúde de Fortaleza (ES-FZ), Organização do Comando da Aeronáutica, através da Portaria nº800/GC3 de 31 maio 2017, passou a ser destacamento do Hospital de Aeronáutica de Recife e tem por finalidade prestar assistência médico-hospitalar e odontológica aos militares do COMAER e aos seus dependentes em todo o Estado do Ceará. Com a nova estrutura do Sistema de Saúde da Aeronáutica está subordinado ao HARF, juntamente com os Esquadrões de Saúde de Natal e Salvador.

 

Fim do conteúdo da página