Escudo português com o Chefe em blau (azul-ultramar), contendo em si o Gládio Alado em jalne (amarelo) e a sigla da Unidade “BAFZ” em jalne (amarelo).
Campo em blau (azul-ultramar), apresentando ao centro, o escudete estilizado encimado por uma coroa radiada, em jalne (amarelo) e prata (branco), e entrelaçado a um anel, que apóia a base do escudete. O anel aparece com a parte superior em goles (vermelho) e a metade inferior em prata (branco), onde é inserida a inscrição - BASE AÉREA DE FORTALEZA - em sable (preto).
O escudete se apresenta com o campo também em blau (azul-cerúleo), possuindo nos cantões destro e sinistro chanfraduras em arcos, em homenagem aos militares desaparecidos ao longo da história da Base Aérea. Do flanco sinistro parte de um coqueiro, na sua cor, figura da flora regional, igualmente presente no Brasão do Estado do Ceará.
No coração do escudete encontra-se uma torre lavrada em alaranjado (laranja) e abertura em sable (preto), símbolo que deu o nome à cidade sede da Unidade. Ao fundo, próximo ao Chefe, figura uma jangada em prata (branco), simbolizando a bravura, a coragem e o heroísmo do nordestino. Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), representando o nível de comando da Organização (Oficial Superior).
Redes Sociais