Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > CRIAÇÃO DA ESCOLA DE AVIAÇÃO NAVAL
Início do conteúdo da página

 

Por meio do Decreto n.º 12.364, de 17 de janeiro de 1917, foi aprovado o primeiro Regulamento da Escola de Aviação Naval, o qual estabelecia dois cursos: Formação de Piloto Aviador (em 03 meses) e Formação de Aviador Observador Militar (em 05 meses).

SDM

 
A carreira Tamandaré do Arsenal de Marinha. Ali foram montados os três Curtiss F. Na foto, um deles descendo a rampa.

 

 Já no início de 1916, a Lei 3.089, que fixava as despesas gerais da República, autorizou a criação da Escola de Aviação (Art. 26, VII). Mas a Escola de Aviação Naval (EAvN) só foi efetivamente criada no dia 23 de agosto daquele ano (Decreto 12.167). Nascia assim a Aviação Naval Brasileira, bem como a primeira organização de aviação militar no país.

O local escolhido  para a instalação da EAvN foi a Ilha do Rijo (na Baía de Guanabara). O pequeno espaço da ilha também seria dividido com a recém criada Escola de Submarinos,  mas esta acabou instalando-se na Ilha de Mocanguê Grande. Enquanto eram realizadas as obras de adaptação da Ilha do Rijo, a escola ficou provisoriamente instalada na carreira Tamandaré do antigo Arsenal de Marinha na Praça Mauá. Ali foram montados os três Curtiss Modelo F.

Logo em seguida a escola mudou-se para a parte oeste de Ilha das Enxadas, ocupando uma área de apenas 6.000 m2. Dois pequenos hangares, com capacidade para quatro aeronaves, foram construídos. Além deles, outros dois foram posteriormente erguidos na Ilha do Boqueirão, mas estes não prestaram nenhum serviço.

Jorge Kfuri/Aviação Naval
 
Vista superior da carreira Tamandaré espremida entre o Mosteiro de São Bento e a ponte pênsil. 

 

De início, a nova especialidade podia ser adotada tanto pelos oficiais do Corpo da Armada, como pelos maquinistas. Posteriormente o leque foi ampliado para oficiais de outros quadros. Sem perder muito tempo, uma primeira turma de alunos foi formada ainda no ano de 1916. A turma era composta por quatro alunos sendo que três deles já haviam cursado a Escola Brasileira de Aviação em 1914.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a História da Aviação Naval, acesse o site www.naval.com.br

Fontes: INCAER e site Poder Naval.

Boa leitura!

Fim do conteúdo da página