Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Megaevento em homenagem a Santos Dumont encanta público no MUSAL
Início do conteúdo da página

Comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont e dos 50 anos de criação do Museu Aeroespacial reuniu mais de 50.000 visitantes, com direito a exposições de aeronaves, apresentações aéreas de aviões civis e militares, destacando-se a Esquadrilha da Fumaça e passagens de avião de caça da FAB

 

O Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio, neste fim de semana (29 e 30/jul), realizou seu tradicional “Portões Abertos”, um grande evento gratuito, em homenagem aos 150 anos do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O MUSAL, que completa 50 anos nesta segunda-feira (31), recebeu milhares de famílias, que verdadeiramente ficaram extasiadas com todas as atrações disponibilizadas.

O evento começou no sábado que, apesar de chuvoso na parte da manhã, contou com a presença de 16.137 visitantes, ao longo de todo dia. A meteorologia ajudou à tarde e todos os presentes puderam assistir às demonstrações aéreas da Esquadrilha ACRO, do Comandante Ferrari e do sempre incrível Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Certamente, esse é sempre um ponto alto dos eventos no MUSAL.

Em particular na apresentação deste sábado, o público pode apreciar um show icônico, pois ao final, um avião T-6, pertencente à Empresa Hangar 33 e pintado nas cores originais da “Fumaça”, representando o primeiro modelo de aeronave usada pelo EDA, se reuniu com as demais para realizar uma verdadeira junção do passado histórico com o presente heróico.

Para Miguel Decanio Lima, de 12 anos, o evento foi muito importante e inspirador. “É a primeira vez que vejo a Esquadrilha da Fumaça! O coração parece que vem na boca. Principalmente porque meu sonho é ser piloto da Força Aérea Brasileira”, afirmou o jovem.

"Gostamos de tudo! Isso aqui é muito maravilhoso. A Esquadrilha da Fumaça... Foi tudo muito lindo. Impressionante o preparo deles para todas as manobras no ar. Bom seria se todas as famílias pudessem estar aqui. É um evento muito lindo, de graça, aberto, seguro... maravilhoso" - destacou a Sra. Fran Assis, que estava no evento com seu marido e filhos.

Na área interna dos hangares e do prédio principal do MUSAL, o público teve também muitos entretenimentos, dos quais se destacam as salas expositivas temáticas; oficinas educativas do SESC; exibições de filmes históricos; exposições de vários modelos de aeronaves, dentre eles citamos: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Waco CJC; Pilatus; F-5; A-29 Super Tucano; B-25; C-47; Mirage III; P-16; além das réplicas do F-39 Gripen, novo Caça da FAB e do 14 Bis e do avião Demoiselle, invenções de Santos Dumont; uma galeria de obras de arte (quadros) retratando o Pai da Aviação.

No domingo (30), com a meteorologia bem mais estável e favorável em relação ao dia anterior, as 32.722 pessoas, que estiveram presentes ao evento, puderam literalmente se deliciar com variadas demonstrações aéreas, destacando o tão esperado e emocionante voo da réplica da Demoiselle, pertencente à Empresa Hangar 33.

“Ter a oportunidade de assistir essa raridade é simplesmente me sentir voltando ao passado e ter a emoção e real sensação de estar vendo o próprio Santos Dumont voando um dos seus inventos” - afirmou a Senhora Mônica de Macedo, que literalmente foi às lágrimas.

Neste dia, o público ainda pode apreciar demonstrações de paraquedismo da Equipe Falcões da FAB, que saltaram da aeronave C-130 Hercules; do helicóptero H-36 Caracal; várias passagens do Caça F-5, que levou todos ao delírio com seu som marcante; aeromodelismo; balonismo da “Rio Go Vertical“; as apresentações com acrobacias do T-6 da Hangar 33; do RV-8 do Comandante Ferrari; das aeronaves da Esquadrilha ACRO; e, já no final da tarde, de 3 aeronaves da Esquadrilha CEU.

O evento promovido e organizado em parceria com a empresa “2a Eventos” foi animado pelos locutores Adriano “Gaúcho” e Julio César, além de uma super apresentação do Grupo Musical ”Kiloucura” (domingo). O público teve ainda à disposição uma ampla praça de alimentação com variadas opções gastronômica, além de um grande parque de diversões para as crianças.

O Brigadeiro Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL, ressaltou a importância do evento: "Essa celebração é uma grande oportunidade para relembrar o pioneirismo e a genialidade de Santos Dumont, que revolucionou o mundo com suas invenções e contribuições para a aviação, proporcionando a sociedade carioca mais um evento voltado para a família em um ambiente histórico e cultural."

O Diretor do MUSAL ainda destacou outras atrações importantes: o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do RJ; além de organizações institucionais parceiras, que tiveram a possibilidade de expor seus produtos, como o Clube do Livro do INCAER, a Biblioteca Volante da Marinha e a Biblioteca do Exército (BIBLIEX); algumas das Unidades Aéreas da FAB; AMAERO (Associação de Amigos do Museu Aeroespacial); a loja mineira“ Petit Dumont” com várias lembranças exclusivas como camisas, livros e maquetes com o tema Santos Dumont e seus inventos; entre outros entretenimentos.

Nesta oportunidade, os visitantes puderam praticar solidariedade, doando um total de 1.434 kg de alimentos não perecíveis, os quais foram encaminhados ao Instituto “Casa Viva”, organização sem fins lucrativos, que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.

Ao longo deste ano, o MUSAL realizará ainda uma série de programações especiais em sua sede, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro: o circuito de corridas MUSAL Air Run – Circuito Santos Dumont, etapas 14Bis (27/ago) e Demoiselle (26/nov); evento dedicado às Crianças no dia 01 de outubro; e a 2ª edição do “Portões Abertos 2023”, o tradicional “MUSAL Air Show”, nos dias 28 e 29 de outubro. Acesse o site e redes sociais do Museu Aeroespacial para ver a programação completa e não perder os próximos eventos! http://www.fab.mil.br/musal

 

Texto e Revisão: Coronel Sarandi (ACS - MUSAL)

Imagens e edição: Sargento Goulart e Maurício Guimarães (drone), Marcelo Alves, Sargento Breno, Sargento Israel e S2 P. Rodrigo.

Imagens: https://www.flickr.com/photos/museuaeroespacial/albums/72177720310172703

Fim do conteúdo da página