Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > SPACE STUDIES PROGRAM 2023 VISITA O MUSAL
Início do conteúdo da página

Como parte da programações oficiais do Space Studies Program 2023 (SSP 23/ISU), considerado o mais importante evento de estudos e treinamento da área espacial do mundo, 60 integrantes desse programa da International Space University visitaram o Museu Aeroespacial (MUSAL), no dia 24 de julho de 2023.

O SSP é um programa itinerante, no qual os países se candidatam para recebê-lo, com foco internacional, interdisciplinar e intercultural, dando uma formação ampla aos seus alunos e cobrindo todos os aspectos da área Espacial: ciências, engenharia, legislação e direito, gerenciamento e negócios, medicina e sociedade.

Pela primeira vez no Brasil e apenas a segunda na América Latina, o Space Studies Program 2023 está sendo realizado em São José dos Campos, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde os estudos acadêmicos ocorrem no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), do dia 26 junho a 25 de agosto.

O propósito inicial da visita era acadêmico, ou seja, apresentar uma síntese da história e da cultura da aviação nacional, servindo como um importante complemento na formação dos alunos. Contudo, ao longo da visita, foi realizada uma verdadeira imersão na História, quando os visitantes aprenderam sobre a evolução da Aviação, bem como sobre as tecnologias empregadas ao longo do tempo, uma vez que tiveram a oportunidade apreciar com detalhes aeronaves históricas, entendendo como esses equipamentos contribuíram para o desenvolvimento dos modernos aviões da atualidade.

Assim, além das importantes informações passadas pelos mediadores do MUSAL, que orientaram a visita, juntamente com os intérpretes da Universidade da Força Aérea (UNIFA), os visitantes realmente foram tomados pela emoção de poder entrar no Douglas C-47 (versão militar da aeronave americana de passageiros DC-3). Esse foi um importante vetor amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira, entre 1945 e 1983, principalmente em missões do Correio Aéreo Nacional (CAN) no transporte logístico e no apoio às populações no Norte do Brasil.

“Eu achava que a visita seria um momento muito bom do nosso programa, porém não tinha a real noção do sentimento que todos estamos por essa incrível oportunidade de voltar ao passado. Literalmente, estou me sentindo inserido na História da Aviação. A coleção histórica de vocês é simplesmente incrível. Isto é singular para quem está estuda assuntos tão complexos e modernos. A visitação foi uma excelente oportunidade para todos aprimorarmos nossos conhecimentos em situações reais da prática profissional, diferentes daquelas abordadas tradicionalmente durante a formação teórica regular. Muito obrigado, MUSAL!” – afirmou o Doutor Jacques Arnould do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Fim do conteúdo da página