Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL IN FEST 2023
Início do conteúdo da página

No clima contagiante de gratidão e com o objetivo de proporcionar momentos memoráveis às famílias que se fazem presentes em nossos eventos, o MUSAL realizou, nesse domingo, 26 de novembro, o MUSAL In Fest, o último evento de 2023.

Repleto de atividades esportivas e culturais, o evento contou com a presença de 5.125 visitantes e teve seu foco principal voltado para as atividades infantis. O dia começou com a Corrida Federal Kids - Pais e Filhos contra a Pedofilia, quando, além de trazer atividade física para a garotada se exercitar, foram realizadas várias ações para a conscientização de toda família sobre a importância do combate ao abuso de crianças e adolescentes.

Na sequência, foi a vez da Corrida Federal Rosa – Contra o Feminicídio e a Violência Doméstica, que também é idealizada e promovida pelo Instituto Federal Kids, que é uma entidade sem fins lucrativos e tem por objetivo a prevenção e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, bem como a violência contra mulheres.

Fechando as atividades esportivas do dia, tivemos, ainda, a etapa “Demoiselle”, terceira e última etapa do MUSAL AIR RUN - Circuito 150 Anos de Santos Dumont, o qual foi promovido pela empresa HANGAR 7 e encerrou as programações especiais em comemoração ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, ao longo de 2023.

Os participantes percorreram 3 km, 5km e 10km (caminhada e corrida), na pista de pouso do Campo dos Afonsos, utilizando camisetas personalizadas com a imagem de Santos Dumont e do MUSAL, ressaltando a importância do legado do Pai da Aviação na História e na Força Aérea Brasileira. Para saber sobre os resultados da corrida, acesse o site www. esportecorrida.com.br.

O dia foi repleto de atrações para as crianças e encheu a garotada de alegria. Foram diversas atividades voltadas especialmente para o público infantil com apresentação de filmes; contação de histórias; dobraduras; oficinas educativas e recreativas do SESC e parque de diversões com brinquedos infláveis.

O MUSAL novamente disponibilizou o chamado Espaço Azul, ambiente destinado às crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), com atividades educativas adaptadas e incluindo a participação de seus responsáveis. O espaço ressalta o compromisso do Museu Aeroespacial em proporcionar ambientes inclusivos em seus eventos. A Senhora Vanessa Rocha, mãe do Miguel, que é portador do TEA, relatou que as experiências vividas no MUSAL foram inesquecíveis e o filho não vê a hora de chegar 2024 para os próximos eventos.

Os visitantes ainda puderam aproveitar o dia em uma ampla praça de alimentação, ao som da Banda Central do Brasil, que empolgou o público com grandes sucessos da música nacional e internacional, juntamente da voz alegre e animada do locutor Adriano Gaúcho.

A Esquadrilha CEU, os lançamentos de paraquedistas da Equipe Falcões da Força Aérea Brasileira e a atividade da Associação Carioca de Aeromodelismo, como sempre, encantaram todos os presentes. Além das demonstrações aéreas, o público apreciou todo espaço expositivo do MUSAL, que possui mais de 70 aeronaves e salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação.

Tradicionalmente solidário, o evento contou com a importante participação do público na doação de alimentos não perecíveis, arrecadando-se um total de 353 quilos, os quais foram destinados ao Instituto Mesa Brasil, Rede Nacional de Bancos de Alimentos, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

O final de ano é sempre um momento de reflexão e propício para trazer à memória os bons momentos vividos durante o ciclo que está prestes a se encerrar. Momento de reunir familiares e amigos para celebrar o dom da vida e as conquistas realizadas. E foram muitos os momentos em que o MUSAL, repleto de gratidão, pôde receber o calor de seus visitantes.

O Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL, destacou: “Nossos eventos foram enriquecidos pela presença de cada um de vocês e é por isso que agradecemos sinceramente por fazerem parte desta jornada conosco. Para 2024, reafirmamos o nosso compromisso de continuar aprimorando e expandindo as experiências oferecidas no MUSAL. O Museu Aeroespacial e Força Aérea Brasileira agradecem a todos”.

Para saber mais sobre o Museu Aeroespacial e sobre a agenda de eventos do MUSAL, acessem nosso site www.fab.mil.br/musal e sigam nosso perfil @museuaeroespacial nas redes sociais.

Fim do conteúdo da página