Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL recebe a visita do Museo della Seconda Guerra Mondiale del Fiume Po
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 26 de setembro, o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita do Senhor Davide Tralli, Gerente de Veículos do Museo della Seconda Guerra Mondiale del Fiume Po da comuna de Felonica na Itália.

O Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, recepcionou o ilustre visitante em seu gabinete, onde puderam interagir um pouco mais sobre o modelo de gestão adotado atualmente pelo Museu Aeroespacial, além da troca de conhecimentos e informações. Após a breve reunião, todos seguiram para uma visita mediada na área expositiva, quando o Suboficial Maurício Inácio da Silva, historiador do MUSAL, realizou as diversas explicações acerca do acervo histórico e pôde contextualizar a História da Aviação exposta. Ao longo de toda a visitação, o representante do museu italiano destacou a relevância e a diversidade do acervo histórico do período bélico exposto no museu.

 

O Diretor do Museu Aeroespacial expressou sua gratidão pela visita internacional e ressaltou a importância da colaboração entre as entidades culturais e educacionais.

O Museu do Rio Pó da Segunda Guerra Mundial é um centro de memória dos acontecimentos bélicos ocorridos nos territórios ao longo do grande rio durante a II Guerra Mundial. Esta instituição reúne filmes, fotos, documentos e recordações originais que datam do período desde os primeiros ataques aéreos de 1944 até abril de 1945, momento da chegada da Frente do Sul, que forçou os alemães a atravessarem dramaticamente o rio Pó.

Foi precisamente a travessia do rio Pó pelo 5.º Exército Americano e pelo 8.º Exército Britânico, que terminou em 25 de Abril de 1945, que deu origem à insurreição dos Comitês de Libertação Nacional da Alta Itália.

Fim do conteúdo da página