Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > VETERANOS DA AVIAÇÃO DE CAÇA BRASILEIRA VISITAM MUSAL
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 13 de setembro, o Museu Aeroespacial (MUSAL) teve a honra de receber o atual Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), Brigadeiro Reformado Teomar Fonseca Quírico, que estava acompanhado de parte da Diretoria dessa importante Associação, que foram recepcionados pelo Brigadeiro R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL.

Inicialmente, os veteranos “caçadores” da Força Aérea Brasileira se reuniram com o Diretor do MUSAL, que realizou uma breve explanação sobre o atual modelo de gestão do Museu Aeroespacial, bem como projetos desenvolvidos e perspectivas de projetos futuros.

Após esse momento, os Diretores da ABRA-PC apresentaram um projeto denominado “Projeto ABRA-PC no MUSAL”, cujo principal objetivo é a criação de um espaço expositivo permanente no museu, dedicado a documentos, materiais, filmes, livros e objetos relacionados a personalidades e eventos que moldaram a evolução da Aviação de Caça no país, assim preservando, compartilhando e divulgando a rica e gloriosa história dessa Aviação da FAB para toda Sociedade.

A ABRA-PC, fundada em 10 de agosto de 1995, é uma associação, sem fins lucrativos, que tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira e os formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a Força Aérea Brasileira (FAB). Seu Presidente de Honra é o Patrono da Aviação de Caça Brasileira, Brigadeiro do Ar Nero Moura, Veterano de Guerra e Comandante do 1º Grupo de Caça na Itália.

Após a reunião no MUSAL, o Presidente da ABRA-PC e seus Diretores foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, para um almoço no refeitório da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A comitiva da ABRA-PC era composta por seu atual presidente, Brigadeiro Reformado Teomar Fonseca Quírico, e pelos seguintes diretores: Tenente Brigadeiro Reformado Marco Aurélio Gonçalves Mendes; Major Brigadeiro do Ar R/1 Álvaro Luiz Pinheiro da Costa; Major Brigadeiro do Ar R/1 Jorge Cruz de Souza e Mello; Coronel Av R/1 Márcio Felipe de Medeiros; Coronel Av R/1 Luiz Paulo da Silva Costa; e Coronel Av R/1 Roberto Martire Pires.

 

Texto: Ten Rafael Maia

Revisão: Cel Sarandi

Fotos: Sgt Breno e Sgt Israel

 

Fim do conteúdo da página