Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > CARRO FÚNEBRE QUE TRANSPORTOU CORPO DE SANTOS DUMONT SERÁ INCORPORADO AO ACERVO DO MUSEU AEROESPACIAL
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira (23/jun/2023), em uma cerimônia especial realizada na cidade do Guarujá-SP, a Prefeitura daquele Município realizou a entrega formal, por doação, do carro fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont para a Força Aérea Brasileira, sendo recebido pelo Comandante do IV Comando Aéreo regional (IV COMAR).

Considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo feito que se tornou o marco inicial da história da aviação, ao alçar voo com o primeiro aeroplano “mais pesado que o ar”, sem auxílios externos, no Campo de Bagatelle, Paris (França), em 23 de outubro de 1906. A sua história de vida, suas obras e seus valores são fontes de inspiração não só no Brasil, mas tornando-o uma das pessoas mais famosas do mundo. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

Alberto Santos Dumont faleceu em Guarujá-SP, em 23 de julho de 1932, no Grand Hotel La Plage (hoje Shopping La Plage), na Praia de Pitangueiras. O corpo do grande inventor e aviador brasileiro foi conduzido em um carro fúnebre, Chevrolet Ramona preto, fabricado em 1929, passando pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, o cortejo seguiu em direção a São Paulo e depois para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado.

 

 

FUNERAL DE SANTOS DUMONT PAROU O RIO DE JANEIRO EM 1932

 

Desde aquela fatídica data até a última sexta-feira (23/jun), a Prefeitura do Município do Guarujá permaneceu como fiel depositário do icônico veículo. No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, a Prefeitura daquele Município Paulista resolveu doar esse importante item à Força Aérea Brasileira, a fim de que seja preservado no Museu Aeroespacial.

O ato solene de formalização da doação e da transferência do célebre carro fúnebre ocorreu no Iate Clube do Guarujá, em São Paulo, onde estiveram presentes o Prefeito da Cidade, Senhor Válter Suman; o Comandante do IV Comando da Aeronáutica, o Major Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo dos Santos; entre outras autoridades militares e civis e convidados.

Para o Prefeito de Guarujá, a solenidade se tornou um momento de civismo importante na Cidade. “Tenho muito orgulho de fazer parte deste ato ao lado de tantas autoridades. Agradeço a Aeronáutica por reservar um espaço especial para preservar a memória deste gênio brasileiro”, ressaltou o Chefe do Executivo do Município.

No dia 27 de junho, o item histórico chegou ao Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro-RJ, Instituição do Comando da Aeronáutica criada há exatos 50 anos com o propósito inicial de defender e enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont e que tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira.

Em comemoração ao sesquicentenário de nascimento desse verdadeiro herói da engenhosidade, a Força Aérea Brasileira está realizando diversos eventos comemorativos por todo território brasileiro e também no exterior, o que inclui um grande evento no Museu Aeroespacial, nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano. Para este momento, já está planejado o início da exposição desse importante item, em local de destaque, para todo público visitante.

Nesses dias ocorrerá o tradicional “Portões Abertos” com entrada gratuita, várias atrações e atividades programadas como a exposição da réplica da aeronave “Gripen”, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 29/07, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.

Além do evento supramencionado, ainda alusivo ao Pai da Aviação, acontecerá o Circuito de Corridas MUSAL Air Run, que é composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”. A etapa “Balão Brasil” foi realizada no dia 18 de junho, contudo ainda ocorrerão as outras duas, que serão respectivamente no dia 27/ago (etapa “14 Bis”) e 26/nov (etapa “Demoiselle”).

Texto e edição: Ten Rafaela Alves

Revisão: Cel Av R/1 Sarandi

Imagens: Soldado P. Rodrigo e Civil Gastão (MUSAL)

Fim do conteúdo da página