Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL SEDIA TREINAMENTO PRÁTICO DE CURSO DO INSTITUTO DE MEDICINA AEROESPACIAL - (IMAE)
Início do conteúdo da página

 

Entre os dias 19 e 22 de junho de 2023, o Museu Aeroespacial (MUSAL) sediou a parte prática do Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CCS-DQBRN), promovido pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), ambos localizados na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi oferecer treinamento especializado para 48 alunos, entre Oficiais e Graduados da área de Saúde, pertencentes a diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

O referido curso é constituído por aulas teóricas e práticas, as quais abordam temas como: Fundamentos e Histórico DQBRN, Ameaças Terroristas, Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares.

O Ten Ferreira, Coordenador do Curso, ressaltou que: “O curso tem fundamental importância na formação operacional dos militares do Serviço de Saúde da Aeronáutica, capacitando-os para possíveis situações de crise envolvendo agentes QBRN. Quando se fala em DQBRN, normalmente, associa-se às armas de destruição em massa em um contexto de guerra, entretanto deve-se entender que terrorismo é uma ameaça real e presente em todo o mundo, o que inclui o território brasileiro, ainda que não o percebamos claramente. Independente das possibilidades que citei, os agentes QBRN podem estar envolvidos em um cenário de acidentes ou catástrofes, seja por um vazamento industrial, incidentes com laboratórios especializados em agentes biológicos ou mesmo no âmbito de uma pandemia como vivemos recentemente. Assim, a capacitação continuada dos militares de saúde é crucial para sucesso dessa missão!”.

Ao longo do treinamento prático, o MUSAL permitiu a utilização da aeronave C-130 (Hercules) e do helicóptero H-34 (Super Puma), onde foram realizados exercícios de Evacuação Aeromédica (EVAM) e simulações que envolveram algumas estruturas do MUSAL e de um Hospital de Campanha (HCAMP), o que proporcionou a possibilidade para os alunos aplicarem seus novos conhecimentos em um cenário mais próximo do real.

Para o Brigadeiro Sampaio, Diretor do MUSAL, participar desse tipo de treinamento é mais uma mostra da integração entre todas as Organizações Militares da FAB e, em particular, da GUARNAE-AF, buscando-se a excelência em suas tarefas e missões, além de proporcionar situações oportunas de aprendizado e aprimoramento profissional – afirmou o Diretor.

 

Fim do conteúdo da página