Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MAIS MODERNO AVIÃO DA FAB TRANSPORTA 14 BIS - O PRIMEIRO AEROPLANO DA HISTÓRIA
Início do conteúdo da página

 

Hoje (22/jun) foi um dia realmente emblemático na história da Força Aérea Brasileira (FAB) e porque não dizer na história da aviação, pois foi o dia em que a mais moderna aeronave de transporte tático militar, o KC-390, de fabricação brasileira, transportou a réplica do 14-Bis, primeiro aeroplano “mais pesado que o ar” a alçar voo por seus próprios meios. Feito realizado por Alberto Santos Dumont no Campo de Bagatelle, Paris (França), em 23 de outubro de 1906.

 

Há 150 anos, nascia no interior de Minas Gerais um dos maiores inventores brasileiros: o notável Alberto Santos Dumont, considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo. A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no nosso país, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

No ano em que se comemora o sesquicentenário aniversário desse verdadeiro herói da engenhosidade, a Força Aérea Brasileira está realizando diversos eventos comemorativos por todo território brasileiro e também no exterior. Neste viés, o Museu Aeroespacial, criado há exatos 50 anos com o propósito inicial de defender e enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont e que tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, disponibilizou alguns dos itens referentes ao Pai da Aviação de seu acervo histórico para comporem exposições e solenidades em Brasília-DF.

 

Em paralelo a esse momento, o MUSAL vem realizando várias reformas e melhorias de seus espaços expositivos, aliadas a cuidados especiais com seus acervos, a fim de manter a excelência nos atendimentos diários aos seus visitantes e, em particular, visando o grande evento alusivo aos 150 Anos de Santos Dumont e aos 50 Anos do Museu Aeroespacial, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano.

Nesses dias ocorrerá o tradicional “Portões Abertos” com entrada gratuita, várias atrações e atividades programadas como a exposição da réplica da aeronave “Gripen”, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 29/07, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.

 

Além do evento supramencionado, ainda alusivo ao Pai da Aviação, acontecerá o Circuito de Corridas MUSAL Air Run, que é composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”. A etapa “Balão Brasil” foi realizada no dia 18 de junho, contudo ainda ocorrerão as outras duas, que serão respectivamente no dia 27/ago (etapa “14 Bis”) e 26/nov (etapa “Demoiselle”).

 

Texto e edição: Cel Av R/1 Sarandi Oliveira.

Imagens: Sgt Breno, Sgt Israel, S2 P. Rodrigo e Civil Gastão.

Fim do conteúdo da página