Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL APÓIA DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE
Início do conteúdo da página

A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).

Como parte dos preparativos para a tradicional cerimônia militar realizada na Base Aérea dos Afonsos (Rio de Janeiro), alusiva ao aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN) e Dia da Aviação de Transporte, o Museu Aeroespacial apoiou a solenidade com o envio de duas aeronaves históricas de seu acervo.

O MUSAL possui diversos exemplares históricos de aeronaves amplamente utilizadas pelo CAN e pela Aviação de Transporte, ao longo dos seus 92 anos de operação, e que se encontram em exposição neste museu, podendo ser apreciadas pelo público visitante.

Em específico, para a solenidade realizada no dia 12 de junho de 2023, além do exemplar Curtiss Fledgling J-2, representando o emblemático Curtiss de matrícula K-263, foi disponibilizada a aeronave C-47B (Douglas) FAB 2009, a qual protagonizou diversas missões das linhas do Correio Aéreo Nacional, cumprindo destacado papel na integração do Brasil.

Ressalta-se que o Museu Aeroespacial tem em seu acervo, além das aeronaves supramencionadas, vários exemplares emblemáticos para a História da Aviação de Transporte, como por exemplo: C-119G Flying Boxcar, C-130 Hércules, C-115 Buffalo, C-91 AVRO, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, VU-93 (HS-125), VC-96 Boeing 737-200, entre outros.

 


 

Fim do conteúdo da página