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O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou esta semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 50 Aeródromos, com operações nos principais aeródromos no mês de novembro.

Levando em consideração os pousos e decolagens das cinquenta localidades, foram registrados 184.907 movimentos e uma variação de 98,3%, quando comparado ao ano de 2019.

Total de Movimentos

Ranking Mensal

Levando em consideração os 15 aeroportos mais movimentados de novembro, destacamos Campinas (SBKP), Confins (SBCF), Recife (SBRF), Campo de Marte (SBMT), Belém (SBBE), Pampulha (SBBH) e Goiânia, por superarem os movimentos de 2019.

 

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos,  ou pelo site de Performance, em Produtos.

 

 

 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou esta semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 100 Aeródromos, com operações nos principais aeródromos em setembro de 2023.

                                                                                                                                                                      Total de Movimentos

Devido à uma obra realizada na pista do aeroporto do Santos Dumont (SBRJ) nos meses de agosto e setembro de 2019, parte dos voos deste aeroporto foi realocada pelo Galeão (SBGL), causando impacto no total de movimentos dos dois aeroportos. Em consequência disso, o aeroporto do Santos Dumont continuou apresentando uma alta variação mensal no mês de setembro, com 165,7%, quando comparado ao mesmo período de 2019.

 

      Movimento semanal SBRJ

 

      Movimento semanal  SBGL

A categoria asa rotativa da Av. Geral apresentou sua maior recuperação de 2023, com 23% e 23.350 movimentos. Os aeroportos de Jacarepaguá (SBJR), Macaé (SBME) e o heliporto de Farol de São Tomé (SBFS), todos no estado do Rio de Janeiro, permanecem em destaque por serem os aeroportos com o maior número de movimentos, seguidos pelos aeroportos de Congonhas (SBSP) e Vitória (SBVT), no Espírito Santo.

 

Movimentos da Av. Geral (Asa fixa e Asa rotativa)

 

Os principais destaques na categoria asa fixa são os aeroportos da Pampulha (SBBH), Campo de Marte (SBMT), Jundiaí (SBJD) e Goiânia (SBGO) com 3.457, 2.908, 2.702 e 2.633 movimentos, respectivamente.

 

                                                                                                                     Movimentos da Av. Geral (Asa fixa)

 

Os dez aeroportos mais movimentados do mês de setembro, SBGR, SBSP, SBBR, SBRJ, SBKP, SBCF, SBRF, SBJR, SBSV e SBPA, equivalem a 46,9% dos movimentos totais do Brasil.

 

                                                                                                                                                                         Ranking mensal

 

O TOTAL BRASIL apresentou 148.587 registros no mês de setembro. No acumulado de 2023 temos 1.330.084 registros, o que representa uma variação de 6,7%, quando comparado com o mesmo período do ano de 2022.

 

                                                                                                                                                                                Total Brasil

No mês de setembro a FIR Brasília registrou seu dia pico de movimentos diários em 06/09 com 1.864 operações.

 

                                                                                                                    Movimentos diários e Média Móvel

 

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos, ou pelo site de Performance, em Produtos.

 

 

 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), celebrou seu 16º aniversário, nesta segunda-feira (04/09), em solenidade militar realizada no pátio do Complexo Santos Dumont.

  

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e contou com a presença de chefes, diretores, comandantes e ex-comandantes de unidades subordinadas, além de representantes das empresas ligadas à aviação.

  

A unidade foi criada em 31 de agosto de 2007 para ordenar o fluxo aéreo brasileiro e agilizá-lo onde houver oportunidade ou necessidade. O CGNA tem a missão de manter o equilíbrio dos fluxos de tráfego aéreo, harmonizando a relação entre as capacidades da infraestrutura e a demanda de voos.

Durante a cerimônia, também foram entregues as placas em homenagem aos destaques do CGNA no ano de 2023. O título é concedido aos graduados, praças e civis padrão, se sobressaíram no desempenho de suas atividades. Do mesmo modo, a unidade promoveu a entrega da Medalha Militar, conforme tempo de serviço prestado por cada profissional. A medalha foi concedida aos militares que completaram, respectivamente, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

  

O Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, destacou a importância do trabalho realizado pela organização ao longo dos últimos anos. “Somos uma Organização que se destaca por sua complexidade e dinamismo. Nossa equipe de servidores demonstra um compromisso inabalável com o profissionalismo e a dedicação necessários para cumprir nossas responsabilidades”, disse o Oficial, que ainda relatou os projetos em que a Unidade teve participação ativa no último ano, como os cursos de Capacidade de Pista e Espaço Aéreo para Países da América do Sul e Central, curso de Indicadores, curso de Capacidade de Pista e Espaço Aéreo para controladores da República Dominicana.

 

Por fim, o Diretor-Geral do DECEA agradeceu aos integrantes do CGNA pelo sucesso das conquistas e pelo empenho de todos para a manutenção do alto padrão do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro.

   

“Comemoramos o encerramento de mais um ciclo de comprometimento do efetivo e de muitos resultados positivos na missão de garantir o controle e a segurança do espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

Parabéns ao CGNA pelos seus 16 anos de êxito e competência!

  

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Fátima Cerqueira
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: 2T Raphaela Martorano 
 
 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou esta semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 50 Aeródromos, com operações nos principais aeródromos no mês de setembro de 2023.

 

Levando em consideração os pousos e decolagens das cinquenta localidades, foram registrados 191.032 movimentos e uma variação de 102,7%, quando comparado ao ano de 2019.

Considerando as operações realizadas em setembro, os aeroportos que superaram 2019 foram SBPS (133,3%), SBMO (127,6%), SBBE (127,5%) e SBMT (121,5%).

O aeroporto do Santos Dumont (SBRJ) apresentou sua maior variação mensal (165,7%) quando comparado com o ano de 2019, resultado de uma obra que ocorreu no aeroporto neste mesmo ano, impactando também no aeroporto do Galeão.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos se manteve em primeiro lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do país com 23.074 movimentos, seguido dos Aeroportos de Congonhas (19.635), Brasília (12.240), Santos Dumont (11.113) e Viracopos (10.002).

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou esta semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 50 Aeródromos, com operações nos principais aeródromos no mês de agosto de 2023.

Levando em consideração os pousos e decolagens das cinquenta localidades, podemos observar no mês de agosto o recorde de movimento mensal para o ano de 2023, com 201.087 registros e uma variação de 104,8%, quando comparado ao ano de 2019.

 Total de Movimentos

Considerando as operações realizadas em agosto, os aeroportos que superaram 2019 foram SBRJ (167,1%), SBBE (134,4%), SBMO (123,9%), SBPS (112,8%) e SBSP (112,4%). 

O aeroporto do Santos Dumont (SBRJ) se manteve em destaque e apresentou a maior variação mensal quando comparado com o ano de 2019, resultado de uma obra que ocorreu no aeroporto neste mesmo ano. 

Total de Movimentos por Mês – SBRJ

O Aeroporto Internacional de Guarulhos se manteve em primeiro lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do país com 24.336 movimentos, seguido dos Aeroportos de Congonhas (20.801), Brasília (13.064), Santos Dumont (11.673) e Viracopos (10.898).

Ranking Mensal

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos,  ou pelo site de Performance, em Produtos.

 

Produzido pela Subdivisão de Pós-Operações - CGNA

 

CARSAMMA DISCUTE QUESTÕES AFETAS À SEGURANÇA OPERACIONAL DO ESPAÇO RVSM NO GTE/23 DA OACI


No período de 11 a 16 de setembro de 2023 foi realizada a vigésima terceira reunião do Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE23) no escritório regional da OACI, em Lima, no Peru, onde a Agência de Monitoração do Caribe e América do Sul (CARSAMMA) atuou como elemento central nas questões debatidas durante o evento sobre as análises apresentadas em sete notas de estudo aos participantes. Assim como nas versões anteriores, esta reunião buscou harmonizar e aperfeiçoar os procedimentos entre a CARSAMMA e os Estados relevantes da América do Sul e Caribe, visando a segurança e o aprimoramento contínuo do espaço aéreo RVSM.

 


As análises e produtos feitas pela Agência ao longo do ano visando a segurança operacional do espaço aéreo RVSM, que abrange as trinta e quatro Regiões de Informação de Voo (FIR) das regiões CAR/SAM, com seus resultados e perspectivas, são fulcrais no desenrolar do GTE, agindo diretamente para mitigar problemas apontados e aprimorar medidas de segurança evidenciadas nas comunicações entre esta Agência Regional de Monitoração (RMA) e as Autoridades de Aviação Civil (AAC), gerenciando o processo de monitoração de desempenho de manutenção de altitude (LHD), análise de risco SMS, a auditoria dos planos de voo e o cálculo de risco de colisão vertical (CRM).

  • Dentre os principais assuntos abordados destacaram-se:
    as medidas mitigadoras a serem tomadas pelos Estados a fim de melhorar a Segurança Operacional no espaço aéreo RVSM, todas baseadas nos dados compilados e apresentados pela CARSAMMA;
  • o andamento Grupo ADHOC FIR-AO do Grupo de Estudo do Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) sobre implementação do espaço PBCS na FIR Atlântico;
  • as falhas de comunicação entre a RMA e as AAC referentes a reportes LHD e certificações RVSM;
  • modificações em formulários da OACI; e
  • apresentações de artigos, por parte da CARSAMMA, relativos ao Cálculo de Risco, quantitativo e qualitativo, de Colisão Vertical no Espaço Aéreo RVSM e melhoria do processo de Auditoria RVSM realizada pela CARSAMMA.

 

Ao final da reunião, a participação da CARSAMMA nas reuniões do GTE mostrou-se mais uma vez fundamental, pois todas as discussões giram em torno das atividades da Agência, sendo que a maior parte dos temas passa por avaliação da CARSAMMA e todos envolvem alguma relação específica entre Estados relevantes e os produtos desenvolvidos na Agência Regional de Monitoração. Encerrando o evento, os secretários da OACI de Lima e da Cidade do México, respectivamente, Roberto Sosa e Eddian Méndez, agradeceram o excelente trabalho desenvolvido pela CARSAMMA, e reiteraram a importância da manutenção dos níveis aceitáveis de Segurança no Espaço Aéreo RVSM nas regiões do Caribe e da América do Sul.

Mensagem aos Pais

Pai, um super-herói sem capa

Quando surge um problema, qual a nossa primeira vontade? Chamar por ele, o herói sem capa, sem escudo e sem armadura, mas com o "superpoder" de amar, compreender, abraçar e solucionar os desafios mais complexos.

À medida que o Dia dos Pais se aproxima, é um momento oportuno para contemplarmos o profundo significado da paternidade. Abstraindo do apelo comercial da data, devemos aproveitar o momento e dedicar um tempo para refletir sobre o nosso papel de pai, sobre a mais nobre missão confiada aos homens nesta terra. Afinal, o quinhão que nos cabe é somente o de provedor do lar e de auxiliador da mãe? É fascinante pensar que o monossílabo “PAI” carrega a grandeza da dádiva de representar Deus perante os nossos filhos. Diante dessa honra e dessa responsabilidade, como responderíamos hoje a algumas questões: Será que nossos filhos sabem que há um Pai no céu que sempre será fiel e verdadeiro? Será que estamos ensinando nossos filhos no caminho da retidão de valores e falando de Cristo? Será que estamos exercendo o sacerdócio do lar, orientando e intercedendo pela vida dos nossos filhos através da oração ou estamos delegando a terceiros? Será que por mais ocupados que estivermos, tomaremos um tempo de qualidade para dar aos nossos filhos sem qualquer distração concomitante? Será que nossos filhos têm prioridade diária em nossas vidas ou são as últimas escolhas do apagar das luzes do dia? Qual é o legado que estamos deixando aos nossos filhos e as nossas próximas gerações?

Ao me deparar com essas indagações, penso que a tarefa de ser pai requer sacrifício, coragem, dedicação e muita paciência. Antes de eu ser pai, eu não sabia do que eu era capaz. A paternidade me transformou, me permitiu amadurecer e potencializar minhas valências da atenção, do cuidado, da doação e da renúncia. Pude experimentar o desejo de querer ser melhor a cada dia e pude encontrar uma força que eu nunca imaginei que eu tivesse.

Nesse contexto, posso afirmar, sem medo de errar, que o maior desafio de um pai é ser exemplo de conduta para seu filho em todas as situações e circunstâncias. É fácil? Não. Tem manual? Não. Tem gabarito? Também não. É preciso atitude para assumir uma posição de protagonista na vida dos filhos, educando com amor, justiça e sabedoria.

Nossos filhos não precisam de um pai perfeito. Eles precisam de um pai presente em todas as áreas da vida. Nossos filhos precisam de um pai que os protejam, que os amparem, que os abracem, que os ouçam, que os aceitem, que brinquem, que se aproximem, que transformem as pequenas oportunidades em momentos inesquecíveis.

Que nesta data, nós pais possamos ter a convicção que estamos lutando pela felicidade dos nossos filhos e que somos, sim, os heróis sem capa do dia a dia: homens comuns, com defeitos e qualidades, mas que são incansáveis em benefício de seus filhos. Desejamos que todos os pais possam se orgulhar de um dia poder ouvir: “Papai, quando eu crescer quero ser como você”, porque você, PAPAI, foi a maior referência, a melhor influência e a grande inspiração de vida para seu filho!

PAI: Gerenciando filhos para que possam voar!

1S BCT BRUNO GODOY DE CARVALHO

 

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