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Relato de uma Mãe homenageando todas as Mães do CGNA.

 

A Mãe e o tempo

 

“Há um tempo determinado para todo o propósito debaixo do céu.” Foi o que escreveu Salomão, o sábio rei de Israel.

Se existe um bem precioso na vida de qualquer ser humano, esse bem é o tempo. Para uma mãe ele é um tesouro a ser muito bem usufruído. A gestação contada de semana em semana parece não ter fim, diante da ansiosa espera para ter nosso bebê nos braços. Esperamos para ver o rostinho deles, depois queremos que o tempo passe depressa para voltarmos a dormir a noite toda – doce ilusão. Comemoramos os “mesversários” e aí pedimos ao tempo que vá mais devagar porque nosso neném está crescendo rápido demais! Nos envolvemos em inúmeras atividades que envolvem o processo de formar nosso filho e prepará-lo para a vida, e aí o precioso tempo se mostra implacável. De repente, eles já mudaram a voz, as feições, as brincadeiras; já não dependem de nós para quase nada. Mas uma mãe que sabe investir seu tempo de maneira a cumprir seu propósito, descansa na certeza que seu amor, sua doação e entrega produzirão frutos viçosos que o tempo cuidará de trazer de volta e alimentará seu coração com a mesma alegria e amor que ela semeou na vida de seus filhos. Por isso, não tenho pressa. Quero viver cada segundo apreciando cada sorriso, cada conquista, ajudando-os a levantar de cada tropeço e vendo-os crescer cumprindo o propósito para o qual foram criados. Meus filhos, que meu tempo com vocês seja sempre de boa semeadura para que vocês colham, no futuro, todos os frutos do meu amor. O dia é das mães e o meu presente são vocês por toda a eternidade.

 

Texto: 1S Ikelly Lima de Araujo - Secretaria de Comando do CGNA.

 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou, na última semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo com as operações nos principais aeródromos e nas Regiões de Informação de Voo (FIR) nacionais do mês de abril de 2023.

Para o ano de 2023, o Relatório Comparativo passa a analisar operações de pouso e decolagem em 50 aeródromos (AD) e não mais 34 como nas edições passadas. O CGNA irá disponibilizar ainda a 2ª edição do relatório em meados do mês de maio analisando 100 aeródromos com principais indicadores e atualização da Seção de Espaço Aéreo.

Como principais destaques do relatório do mês de abril, observamos que o movimento total chegou a 98,9% do realizado em 2019. Alguns aeroportos superaram o movimento registrado naquele ano; dentre eles, os cinco maiores foram:  Pampulha (136,9%), Santos Dumont (127,4%), Belém (126,6%), Viracopos (110,1%) e Congonhas (104,7%).

Considerando os pousos e decolagens das cinquenta localidades, o mês de abril registrou 181.060 movimentos no Brasil, o que representa uma redução de 1.1%, quando comparamos ao mesmo período de 2019 (pré-pandemia) e um aumento de 12.351 movimentos se compararmos com abril de 2022.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos se manteve em primeiro lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do país com 21.848 movimentos, seguido dos Aeroportos de Congonhas (18.806), Brasília (12.107), Santos Dumont (10.653) e Viracopos (10.447).

O Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo deste ano apresenta melhorias no layout e na disposição dos dados, contando, ainda, com novos gráficos em relação à última edição. Na Seção 1, foi disponibilizada a média móvel dos últimos quatro anos e movimentos previstos e realizados por aeroporto. Na Seção 3, referente ao Espaço Aéreo, há páginas dedicadas a cada Organização Regional (CRCEA-SE, CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III e CINDACTA IV) e na apresentação do total de movimentos acumulados do ano até o mês de publicação, comparando o movimento entre as FIR.

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos,  ou pelo site de Performance, em Produtos.

 Total de Movimentos

 Movimento Diário e Média Móvel dos últimos quatro Anos

 MOVIMENTO PREVISTO POR AEROPORTO

 Total de Movimentos

  Aviação Comercial 

 Aviação Geral

Ranking de Aeroportos

  Movimento Diário e Média Móvel do último mês - SBBS

 Movimento Diário e Média Móvel dos últimos quatro anos - SBBS

 

 Produzido pela Subdivisão de Pós-Operações - CGNA

 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, no dia 02 de dezembro de 2022, a visita dos representantes da EUROCONTROL Sr. Denis Huet e Sr. Rainer Koelle, profissionais que atuam nos setores responsáveis por consolidar as análises de performance e propor recomendações estratégicas às autoridades europeias de Gestão de Tráfego Aéreo. Os representantes da EUROCONTROL estavam acompanhados pelo Tenente-Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa e Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, do Subdepartamento de Operações (SDOP), e pelo Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira e Consultor Regio Marcos de Abreu, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

A visita da comitiva europeia faz parte do programa de cooperação entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a EUROCONTROL que, entre outras frentes de trabalho, vem atuando no desenvolvimento da área de indicadores de performance ATM. Esse tema inclui a publicação de Relatórios comparativos da performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e da EUROCONTROL, bem como o desenvolvimento e a validação das metodologias de indicadores monitorados pelo DECEA, por meio do CGNA.   

O Relatório Comparativo DECEA-EUROCONTROL, bem como outros produtos gerados pelo CGNA na área de performance, está disponível no Portal de Performance do SISCEAB, acessado pelo link:  https://performance.decea.mil.br/ 

A visita dos Srs. Denis Huet e Rainer Koelle ocorreu logo após a sua participação no primeiro Seminário de Performance ATM do SISCEAB, realizado nas dependências do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, São Paulo, no período de 30 de novembro a 01º de dezembro de 2022. O evento, coordenado pela Comissão de Performance ATM do DECEA, também contou com a participação de representantes de diferentes organizações militares, de instituições acadêmicas, do governo federal, de empresas aéreas e de aeroportos brasileiros.

O coordenador da Comissão, Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, acredita que o seminário vai promover novos encontros e ideias. “Essa oportunidade de reunir membros da academia com a equipe da indústria, apresentando seus produtos e seus assuntos mais iminentes e inovadores, fomenta ainda mais o desenvolvimento da gestão por performance no nosso sistema ATM, que tem avançado em um ritmo muito satisfatório para o DECEA”, afirmou o oficial.

Os representantes da EUROCONTROL puderam compartilhar no Seminário a sua realidade no que diz respeito à gestão por desempenho. No primeiro dia do evento, o Chefe da Aviation Intelligence Unit da EUROCONTROL, Sr. Denis Huet, apresentou o funcionamento e a importância desse setor que trabalha para viabilizar as operações aéreas na Europa a partir da tomada de decisão baseada em resultados de indicadores de performance. No segundo dia, o Sr. Rainer Koelle apresentou a rotina e os desafios da Performance Review Unit da EUROCONTROL, setor responsável por consolidar as análises de performance e propor recomendações estratégicas às autoridades europeias.

Dessa maneira, a visita dos Srs. Denis Huet e Rainer Koelle ao CGNA fez com que a semana fosse concluída de maneira muito produtiva, com a apresentação dos serviços relacionados ao tratamento e à centralização dos planos de voo no Brasil, à prestação do serviço de Gerenciamento do Fluxo de Tráfego Aéreo no salão operacional do Centro e, por fim, aos processos e produtos sob gestão da Subdivisão de Pós-Operações, setor responsável pelo monitoramento e análise dos indicadores no SISCEAB.

O Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis, chefe da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, participou da coordenação do Seminário e acompanhou a visita, juntamente com a sua equipe. “A otimização da gestão por performance tem sido uma das prioridades do DECEA e estamos muito orgulhosos do quanto evoluímos nos últimos três anos nesta área, entregando produtos de qualidade, painéis interativos de Business Inteligence e soluções de monitoramento em tempo real que permitem uma melhor tomada de decisões por todos os envolvidos no ATM. Hoje, podemos dizer que temos dados e indicadores para orientar a tomada de decisão nos diversos níveis”, disse o oficial, que é gerente do Empreendimento de otimização da gestão por performance no DECEA (PFF022 do Programa SIRIUS Brasil).

  

Texto: Cap Ricardo David Benedictis – Chefe da Subdivisão de Pós-Operações
Fotos: Arquivo do CGNA. 

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) sediou, entre os dias 06 e 10 de março de 2023, a 16ª Reunião do Grupo ADHOC do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) - Tomada de Decisão Colaborativa Rotas (CDM-ROTAS), organizado e coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Oficiais e graduados oriundos de todos os Regionais, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga e do Instituto de Cartografia Aeronáutica participaram de forma ativa deste encontro. O objetivo precípuo foi de apresentar as modificações e novas funcionalidades do Digital Airspace System Analysis (DASA), ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que reunirá todas as informações necessárias para subsidiar o processo decisório nos temas relativos ao Gerenciamento do Espaço Aéreo.

O módulo desta ferramenta que fora abordado encontra-se em desenvolvimento e cada participante, a partir de suas experiências e peculiaridades na execução da atividade fim, pôde contribuir com sugestões de melhoria nas funções já existentes, bem como adicionar novas funcionalidades que trarão ganhos na análise de cenários ATM futuros.

Questões como: meios efetivos para atualização do Playbook de rotas da AISWEB, análise de impacto para aviação na criação ou flexibilização de espaços aéreos condicionados e estudo para criação de rotas mais econômicas foram amplamente discutidas e são exemplos que demonstram a importância desta reunião, bem como do DASA, para toda a comunidade aeronáutica.

Todos os aprimoramentos sugeridos pelos integrantes do grupo serão implementados pela equipe da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, que é responsável pelo desenvolvimento do DASA, a fim de que ocorram novos testes para posterior entrega e implementação deste módulo do sistema, que está prevista para abril de 2023, quando ocorrerá a 2ª reunião anual do Grupo ADHOC-CDM Rotas.

O 1°Ten Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, relator do grupo, ratificou que o projeto se encontra em fase de implementação, todavia os resultados obtidos em um ambiente de decisão colaborativa, discutidos neste primeiro Workshop DASA, voltado para o gerenciamento de fluxo e análise de rotas mais econômicas, proporcionarão enorme ganho para os trabalhos coordenados pelo CGNA.

 

Texto: Ten Carla Cristina Barros Amaral – Chefe da FMC-AZ 
Fotos: Arquivo do CGNA. 

 

O curso ATM-47 (indicadores de desempenho ATM) faz parte do programa de capacitação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e tem como principal objetivo promover a cultura da gestão por performance e harmonizar a metodologia de coleta e de interpretação dos indicadores de desempenho da área ATM entre os profissionais dos diversos elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O público-alvo do curso constitui-se de profissionais que atuem diretamente na coleta, no tratamento e/ou na análise de dados e indicadores, a fim de elaborar relatórios pós-operações, relatórios de performance e análises de risco operacional, bem como supervisores e instrutores dos órgãos de controle.

Na semana de 06 a 10 de fevereiro de 2023, foi promovida a sexta turma do ATM-47, nas dependências do Instituto do Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Foram capacitados vinte profissionais, entre militares e civis, das Organizações Regionais do DECEA, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da NAV Brasil e de companhias aéreas. Ao todo, desde a primeira turma em 2021, foram capacitados mais de 110 profissionais da Comunidade ATM nacional!

O curso aborda conceitos referentes aos fundamentos, à classificação e às características dos indicadores de performance ATM, bem como introduziu boas práticas relativas à coleta e ao tratamento de dados, introduzindo, por fim, a metodologia dos indicadores monitorados pelo DECEA, descritos no MCA 100-22. Esses temas são fundamentais para a otimização da gestão por performance no SISCEAB, padronizando, assim, a produção de resultados e de análises por parte dos usuários do espaço aéreo, do DECEA e de prestadores de serviços de navegação aérea.

Para o Tenente Coronel Aviador Fábio da Silva Santos, Chefe da Divisão de Operações do CGNA, “os ensinamentos do curso junto com a troca de experiência entre os diversos participantes proporcionam a máxima eficácia da utilização das ferramentas de produção e de interpretação de resultados de indicadores de desempenho nas respectivas unidades do SISCEAB, resultando em tomada de decisões coerentes e alinhadas com as expectativas da comunidade aeronáutica”.

O DECEA prevê ainda em 2023 a realização de mais duas turmas no ICEA, que serão realizadas nos períodos de 19 a 23 de junho e de 21 a 25 de agosto. O ATM-47 é coordenado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA como parte do planejamento da PFF-22 do Programa SIRIUS Brasil. “Teremos a oportunidade de capacitar mais quarenta profissionais do SISCEAB, entre militares e civis, ainda este ano, aperfeiçoando os processos de tomada de decisão com base em resultados, base da gestão baseada em performance”, declarou o Capitão Especialista em Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis, gerente da PFF-22.

 Além das Fronteiras

O sucesso dos produtos e realizações no âmbito da gestão por performance já ultrapassou os limites das fronteiras nacionais. O Brasil vem coordenando grupos de trabalho junto aos demais países sul-americanos com foco no desenvolvimento de profissionais capacitados a lidar com base de dados e na padronização dos conceitos relacionados aos indicadores de performance ATM.

Nesse sentido, será realizada, em julho de 2023, nas dependências do CGNA, a primeira turma do ATM-47 para alunos estrangeiros: com o apoio do Escritório da Organização de Aviação Civil (OACI) em Lima, no Peru, o Brasil sediará o curso de indicadores de desempenho ATM para até vinte alunos de países da Região Sul-americana, uma iniciativa inédita que se traduzirá em benefícios recíprocos para todos os participantes.

 

Texto: Cap Ricardo David Benedictis – Chefe da Subdivisão de Pós-Operações
Fotos: Arquivo do CGNA.  

 

O Brasil, representado pelo CGNA, por meio da Agência Regional de Monitoração das Regiões do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA), participou, virtualmente, no período de 23 a 26 de agosto de 2021, da 21ª Reunião do Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE/21).  

O Evento, promovido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e pelo Grupo de Trabalho de Escrutínio do Comitê ATM do Grupo Regional de Planejamento e Execução do Caribe e da América do Sul (GREPECAS), reuniu representantes de 20 Estados e de 5 Organizações Internacionais (ICAO, IATA, IFALPA, COCESNA e FAA), totalizando 78 participantes que discutiram questões afetas à Segurança Operacional do Espaço Aéreo RVSM por meio dos Cálculos e das Análises do Risco de Colisão Vertical desenvolvidos pelos militares e civis da CARSAMMA.

Na ocasião, o CGNA, por meio da CARSAMMA, apresentou à comunidade aeronáutica da região CAR/SAM 06 artigos afetos à Segurança Operacional do Espaço Aéreo RVSM, dentre os principais:

a) Cálculo de Risco, em cada FIR da região CAR/SAM, de Colisão Vertical no Espaço Aéreo RVSM de cada FIR;

b) Identificação, em cada FIR da região CAR/SAM, dos principais problemas afetos ao Espaço Aéreo RVSM;

c) Melhoria do processo de Auditoria RVSM realizada pela CARSAMMA;

d) Implementação do novo Formulário Digital para coleta de Reportes de Grande Desvio de Altitude (e LHD).

Encerrando a reunião, os secretários da OACI de Lima e da Cidade do México, respectivamente, Sr. Roberto Sosa e Sr. Eddian Méndez, agradeceram o brilhante trabalho desenvolvido pela Agência, por meio do incondicional apoio do DECEA, e, principalmente, do CGNA, na pessoa do Coronel Av Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, reiterarando a importância da manutenção dos níveis aceitáveis de Segurança no Espaço Aéreo RVSM nas regiões do Caribe e da América do Sul.

Maiores detalhes sobre o evento, podem ser consultados em: https://www.icao.int/SAM/Pages/MeetingsDocumentation.aspx?m=2021-GTE21

 

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