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Criado pela Portaria nº 017/CMT de 23 de junho de 2008, o Centro de Estudos Estratégicos (CEE)
da Universidade da Força Aérea (UNIFA) foi concebido como um ambiente de fomento à reflexão
acadêmica sobre as Ciências Aeroespacias. Em 2018, teve sua denominação alterada para Centro de
Estudos Avançados (CEA) e, em 2021, retornou à sua designação original, Centro de Estudos
Estratégicos, preservando suas primeiras orientações e subordinação direta ao Comando da
Universidade da Força Aérea. Nesse período, o CEE tem contribuído com o campus da UNIFA e a
comunidade acadêmica no desenvolvimento de espaços de interação, discussão e produção do
conhecimento.
 
Foto: Efetivo da UNIFA reunido no “Cinemão” com o comandante da UNIFA, Maj Brig do Ar Josuá, por ocasião do encerramento do VIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos – ENEE, evento realizado em 2008 pelo Centro de Estudos Estratégicos CEE.
 
Diante desse cenário, o Centro de Estudos Estratégicos (CEE) procura identificar o binômio “
processos versus demandas”, em que ações deverão ser implementadas e aperfeiçoadas, a fim de
agregarem valor às atividades das Escolas, Pró-reitorias, Centros e demais organizações sediadas no
campus da UNIFA, que desenvolvam atividades com chances de serem potencializadas, na junção
de esforços com o CEE.
 
Conforme letra “b” do item 3.1.8.2.3, citado no Plano de Desenvolvimento Institucional da
Universidade da Força Aérea (PDI), de 16 de março de 2021, o CEE tem como atividade:
Identificar demandas pelo conhecimento relativo ao Poder Aeroespacial e à Estratégia
Nacional (END) e agir como indutor para o desenvolvimento de grupos temáticos de
pesquisas, envolvendo os corpos docentes e discente da UNIFA, das Escolas do campus e
de outras instituições acadêmicas militares e civis, visando o debate de temas relevantes
para a pós-formação e a pós-graduação do Oficial da Aeronáutica [...] (PCA 37-20, 2021)
 
Esse contexto reforça a missão do CEE de expandir o conhecimento sobre temas relevantes ao
Comando da Aeronáutica, Estratégia e Defesa Nacional, na UNIFA, com a visão de ser um espaço
de debate e reflexões sobre o Poder Aeroespacial e seus impactos presentes e futuros.
 
Chefe do Centro de Estudos Estratégicos: Cel Int R/1 Paulo Pereira Santos

Contatos

Estamos à disposição, em dias úteis, das 8 h 15 min às 11 h 40 min e das 13 h 15 min às 15 h 40 min, por meio dos seguintes telefones:

  • Chefia do Centro de Idiomas: (21) 2157-2211
  • Coordenadoria de Desempenho Acadêmico (CDAC): (21) 2157-2273
  • Coordenadoria de Análise e Controle (CAC): (21) 2157-2220
  • Coordenadoria de Cursos (CCUR): (21) 2157-2994
  • Secretaria do Centro de Idiomas: (21) 2157-2375

OBS.: Cabe ressaltar que os dias e horários de atendimento acompanhará o Quadro de Trabalho Semanal (QTS) da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

UNIFA - Universidade da Força Aérea - Av. Marechal Fontenelle, 1200
Campo dos Afonsos 21740-002 - Rio de Janeiro - RJ PABX : (21) 2157-2500

Instrumento desenvolvimento com o objetivo de permitir ao avaliado ter a noção do seu nível de compreensão no idioma. O resultado desse teste deverá ser usado como parâmetro, pelo avaliado, na decisão de solicitar ou não a realização do TDIE, uma vez que os índices de dificuldade aplicados nos dois testes, simulado e proficiência, possuem as mesmas características.

 

PARA REALIZAÇÃO DO TESTE SIMULADO:

Acesse o link abaixo, de acordo com seu idioma de interesse, e siga o passo a passo:

 

 
 
 
 
 

1º) Após acessar o link, você será direcionado para a Plataforma Moodle, onde o Teste Simulado está hospedado. Para acessar o Teste na Plataforma, será necessário utilizar o login e senha do Portal do Militar.

 

2º) Preencha as informações com os dados pessoais e clique em “Atualizar perfil”.

 

3º) Feito isso, o militar receberá um link em seu e-mail para confirmar seu cadastro na Plataforma Moodle.

 

4º) Após entrar no link, clique em:

Página inicial > Centro de Idiomas > Teste Simulado em Idiomas Estrangeiros (TSIE – Simulado / Treinamento) e selecione o Teste no idioma de seu interesse. Após isso, clique em “Inscreva-me”.

 

Bom teste!!!

O Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE) é realizado por militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER) e visa qualificar os interessados por níveis de conhecimento em Língua Inglesa e Língua Espanhola. Esse teste é regido pela ICA 37-324/20, que estabelece as normas e procedimentos relativos ao teste.

O TDIE é agendado por ofício, cujo modelo encontra-se abaixo, destinado ao Senhor Comandante da UNIFA, podendo ser realizado de maneira presencial ou itinerante.

Os exames presenciais são aplicados às terças e quintas-feiras, sendo inglês às 10 h 30 m e espanhol às 13 h 30 m, nas dependências da Universidade da Força Aérea (UNIFA), conforme calendário.

Os itinerantes são aplicados nas datas escolhidas pela Organização Militar (OM) solicitante, depois de aprovadas pelo Centro de Idiomas, que é o setor responsável pela aplicação dos testes.


Calendário de aplicações do TDIE presencial

Modelo de Ofício de solicitação de TDIE presencial

Modelo de Ofício de solicitação de TDIE itinerante

O AVA existe para simular uma sala de aula real no meio digital, sendo assim, é um sistema que permite que os professores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos através da web. O AVA é um ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas a aprimorar a experiência de ensino.

Ambiente Virtual de Aprendizagem.

      Instrumento desenvolvido com o objetivo de medir o nível de conhecimento linguístico dos militares e servidores civis do COMAER, candidatos aos Cursos de Idiomas Estrangeiros, Línguas Inglesa e Espanhola, Módulo II, em conformidade com a TCA 37-14 em vigor.

     Instrumento desenvolvido com o objetivo de acompanhar, diagnosticar e validar os processos estabelecidos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e na Academia da Força Aérea (AFA) par a Ensino de Língua Inglesa (LI). É utilizado como parâmetro de avaliação dos índices estabelecidos pelo MCER e abarca as quatro habilidades linguísticas de compreensão e produção oral e escrita.

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