O Estágio de Adaptação Técnico (EAT) destina-se à adaptar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica, bem como o aprimoramento profissional dos integrantes do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon). O EAT terá duração de total de doze meses, a contar com a data de incorporação, dividida em três fases:
- 1ª Fase tem duração de 60 dias corridos, como a finalidade de adaptação aos incorporados à atividade militar, por meio de instrução e treinamentos específicos;
- 2ª Fase tem duração de até o dia imediatamente anterior à data prevista para a promoção ao posto de segundo-tenente, com a finalidade de adaptação aos incorporados à atividade funcional, por meio do trabalho na respectiva área de atuação profissional;
- 3ª Fase tem duração de até o final do período de doze meses tendo como referência a data de incorporação, com a finalidade de aprimoramento profissional dos incorporados.
O Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) destina-se à adaptação dos profissionais que integarão o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon) de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Veterinários (MFDV) às condições peculiares do Serviço Militar e do Serviço de Saúde na Aeronáutica, com duração de doze meses divididas em três fases:
- 1ª Fase tem duração de 50 dias corridos, com a finalidade adaptarem à vida militar;
- 2ª Fase com a finalidade de adaptação à atividade funcional;
- 3ª Fase com a finalidade de aprimoramento profissional. As 2ª e 3ª fases serão realizadas na Organização Militar em que o militar for classificado pela Diretoria de Administração de Pessoal (DIRAP).
Os Estágios de Adaptação à Graduação de Terceiro-Sargento e à Graduação de Sargento de Taifa (EAGTS/EAGST) destiná-se à adaptar militares de carreira do Quadro de Cabos à graduação de Terceiro-Sargento e do Quadro de Taifeiros à graduação de Sargento de Taifa, para atender às necessidades da Força Aérea Brasileira. O EAGTS/EAGST tem duração de trinta dias corridos e tem como objetivo proporcionar aos cabos experiências de aprendizagem que os habilitem a executar as tarefas inerentes à futura graduação, segundo o Padrão de Desempenho de Especialidade.
O Estágio de Adaptação para Praças destina-se à adaptar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar e às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica, bem como o aprimoramento profissional dos integrantes do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon). O EAP-SGT terá duração de total de doze meses, a contar com a data de incorporação, dividida em três fases:
- 1ª Fase tem duração de 54 dias corridos, com a finalidade adaptarem os incorporados à atividade militar por meio de instruções militares;
- 2ª Fase com a finalidade de adaptação funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação profissional;
- 3ª Fase com a finalidade de aprimoramento profissional. As 2ª e 3ª fases serão conduzidas na Organização Militar em que o militar venha a ser designado.
O Estágio de Adaptação para Praças, na Graduação de Cabo (EAP-CB) destina-se à adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades militares concernentes as áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica, bem como o aprimoramento profissional dos integrantes do Quadro de Cabo da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon). O EAP-CB terá duração total de doze meses, a contar com a data de incorporação, dividida em três fases:
- 1ª Fase tem duração de 54 dias corridos, com a finalidade de formar praças, à atividade militar para suprir as necessidades de pessoal para o exercício de funções especializadas, por meio de instruções militares;
- 2ª Fase com a finalidade de adaptação funcional por meio do trabalho na respectiva área de atuação profissional;
- 3ª Fase com a finalidade de aprimoramento profissional. As 2ª e 3ª fases serão conduzidas na Organização Militar em que o militar venha a ser designado.
O Curso de Formação de Cabos (CFC) tem a duração de cinco semanas, destina-se à capacitar Soldado de Primeira-Classe (S1) com a finalidade de formar Cabos da Aeronáutica. O CFC tem por objetivo a formação militar e técnico-especializada que atenda às necessidades da Força Aérea Brasileira. O Curso abrange as especialidades de Logística de Manutenção (BLM), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Guarda e Segurança (SGS).
O Curso de Especialização de Soldados (CESD) tem duração de cinco semanas, destina-se à especialização de soldados de Segunda-Classe (S2) com a finalidade de ministrar aos Soldados (S2) os conhecimentos básicos e especializados, necessários ao exercício das funções inerentes ao Soldado de Primeira-Classe (S1). O CESD tem como objetivo a formação técnica especializada que atenda às necessidades da Força Aérea Brasileira. O Curso abrange as especialidades de Logística de Manutenção (BLM), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Guarda e Segurança (SGS).
Redes Sociais