Em consequência da reestruturação da Força Aérea Brasileira, houve a necessidade de uma estrutura que pudesse continuar mantendo a captação e formação de pessoal temporário, o atendimento aos concursos de seleção e admissão, bem como às demais atividades inerentes como incorporações, prorrogação de tempo de serviço, licenciamentos, distribuições entre outros; tudo isso sem sofrer solução de continuidade.
O COMGEP e a DIRAP, dada a importância do assunto, anteciparam-se e propuseram, com sucesso, junto ao comando da força os Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal Militar da Aeronáutica, SEREP, que são organizações militares subordinadas à DIRAP, e que aglutinam os antigos A-1, SERENS e SERMOB, com a finalidade de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a gestão do pessoal e do serviço militar, no âmbito de suas áreas geográficas de atuação.
Portanto, em 3 de abril de 2017, através da Portaria nº 462/GC3 (BCA nº 58, de 10 abr. 2017), o Comandante da Aeronáutica criou e ativou os SEREP nas guarnições de Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus.
Redes Sociais