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Caro Conscrito.

                Você acaba de acessar o link da Seção Mobilizadora de Belém (SMOB-BE), Órgão de Execução do Serviço Militar na Aeronáutica, subordinado ao SERVIÇO DE RECRUTAMENTO E PREPARO DE PESSOAL DA AERONÁUTICA DE BELÉM (SEREP-BE).

                Ao clicar nos links abaixo, você visualizará as Etapas que constituem as Fases de Seleção Complementar a que você será submetido, e todas com caráter eliminatório.

                O SEREPE-BE informa, através de sua Seção Mobilizadora, que não tem qualquer vínculo com instituições ou pessoas que se intitulam ser de cunho preparatório às escolas militares ou algo parecido. Portanto, caro Conscrito, siga fielmente as orientações dadas pelos membros da Comissão de Seleção Complementar ou as contidas neste site, assim como não aceite qualquer tipo de suborno ou “ajuda” de pessoas que se propõem a ajudá-lo a ingressar nesta Força Aérea. Qualquer ato ou ação com essas características procure, imediatamente, algum membro da Comissão de Seleção e denuncie.

                Nos links a seguir, você verá as orientações e procedimentos que você deverá seguir, conforme as Etapas do processo de Seleção.

 

 

RELAÇÃO DE CONSCRITOS DESIGNADOS PELA COMISSÃO DE SELEÇÃO PERMANENTE DAS FORÇAS ARMADAS (CSPFA) PARA O SEREP-BE E RESPECTIVOS SUBGRUPAMENTOS A QUE PERTENCEM

 R.A  NOME COMPLETO    SUBGRUPAMENTO  
     

 

EVENTOS PROGRAMADOS

Caro Conscrito.

                Ao clicar nos links abaixo, você visualizará o Calendário que contém, na seqüência, os Eventos dos quais você deverá participar, que correspondem às Etapas da Seleção. Vale ressaltar que, se faltar a qualquer um desses eventos, você será registrado no Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB) como REFRATÁRIO, condição que lhe implicará sanções, conforme o que prevê o Regulamento da Lei do Serviço Militar no Art. 176 e seus incisos;

                Após cada Etapa, você será devidamente orientado sobre os próximos passos a seguir. Para isso, você deverá ficar atento às orientações transmitidas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção e as contidas aqui neste “site”;

                É proibido portar ou conduzir para o interior do Quartel qualquer tipo de arma;

 

APRESENTAÇÃO PARA INÍCIO DA SELEÇÃO COMPLEMENTAR

Data: 04, 05 e 06 de janeiro de 2023

Horário: 08:00h

Local: Seção Mobilizadora de Belém (SMOB-BE)

Endereço: Av. Júlio César, s/n – Ao lado do Colégio Tenente Rego Barros – Bairro do Souza – Belém/PA

Orientações:

  1. Você deverá se apresentar para o início da Seleção Complementar, que ocorrerá na data acima mencionada, trajando roupas condignas como: calça comprida, camisa ou camiseta de mangas, sapado ou tênis;
  2. Traga sempre com você: bloco de anotações, caneta ou lápis, documento de identidade com foto e uma garrafa com água para se hidratar durante o tempo em que estiver sob a responsabilidade da Comissão de Seleção Complementar (CSC). OBS: Caso tenha perdido seu documento de identidade, você deverá registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) e apresentá-lo à Comissão de Seleção no dia de sua apresentação. Entretanto, você deverá providenciar o mais breve possível esse documento, uma vez que o mesmo é um dos documentos imprescindíveis à sua incorporação, caso seja julgado apto a incorporar.
  3. Lembre-se de que você deverá estar em dia com sua vacinação, principalmente: antitetânica, febre-amarela, anti-sarampo, hepatite “B”, comprovado através da caderneta de vacinação, que deverá ser apresentada somente no dia da Inspeção de Saúde. Se você não estiver em dia com as vacinas anteriormente mencionadas, você deverá atualizá-las o mais breve possível, porém, antes da doação voluntária de sangue, cuja palestra de orientação será proferida pelo HEMOPA, conforme o CALENDÁRIO DE EVENTOS a ser divulgado oportunamente;
  4. Siga fielmente as orientações aqui transmitidas, assim como as orientações dadas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção.

 

DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE

Caro Conscrito.

                Você será avaliado por uma equipe médica e só poderá doar sangue se estiver bem de saúde. A doação, portanto, será precedida de uma bateria de exames, cujos resultados você deverá apresentar no dia da realização da Inspeção de Saúde - no Hospital de Aeronáutica de Belém -, em data a ser informada oportunamente.

MÊS DE JANEIRO

EVENTO

HORA

Dia 09

Dia 10

Dia 11

Dia 12

Dia 13

Dia 16

LOCAL

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SEG

Doação Voluntária de Sangue

08:00

A7

A5

A3

 

A1

Pend.

HABE

10:00

         

Pend.

13:00

A8

A6

A4

 

A2

Pend.

15:00

         

Pend.

14:30

A6

A8

A2

 

A4

-

 

Orientações:

                Veja, portanto, se você atende a estes pré-requisitos.

                - Boas condições de saúde

                - Peso superior a 50 kg

                - Idade entre 16 e 69 anos

                - Estar alimentado

                - O homem pode realizar 4 doações de sangue no período de 12 meses, com intervalo de 2 meses

                - A Mulher pode realizar 3 doações de sangue no período de 12 meses, com intervalo de 3 meses

                - É obrigatória a apresentação do documento de identificação com foto - emitido por órgão oficial

                - Tratamento dentário impede a doação por período de 1 a 30 dias, conforme o caso

                - Não ter usado drogas

                - Não estar grávida ou em período de amamentação

                - Não ter se submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses

                - Não ter contraído Dengue há menos de 1 mês

                - Não ter contraído gripe ou febre há menos de 7 dias;

                - Não ter contraído hepatite após 10 anos de idade

                - Não ter estado em área endêmica de Malária, há menos de 1 mês

                - Pessoas com risco de terem sido expostas ao vírus da AIDS

                - Pessoas que passaram por situação de risco a doenças sexualmente transmissíveis

                - Não ter feito tatuagem ou inserido “piercing” em parte do corpo nos últimos 12 meses

                Ressalta-se que outras condições podem impedir a doação de sangue. Porém, serão analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E ENTREVISTA SOCIAL

Caro Conscrito.

                Você foi convocado a realizar a Avaliação Psicológica e Entrevista Social, como parte da Seleção Complementar de sua Classe, com fins à prestação do Serviço Militar Inicial na Força Aérea Brasileira. Observe a que Subgrupamento você pertence e compareça ao evento programado no horário, data e local corresponde a de seu Subgrupamento.

 

MÊS DE JANEIRO DE 2023

EVENTO

HORA

Dia 09

Dia 10

Dia 11

Dia 12

Dia 13

Dia 16

LOCAL

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SEG

Avaliação Psicológica

08:00

A1

A3

A5

-

A7

-

SMOB-BE

10:00

A2

A4

A6

-

A8

-

Entrevista Social

13:00

A5

A7

A1

-

A3

-

14:30

A6

A8

A2

-

A4

-

 

                Traga consigo caneta de tinta azul ou preta e bloco de anotações;

                Fique atento para o resultado da Avaliação Psicológica, que será divulgado em dia a ser informado pela Comissão de Seleção, e no momento oportuno, veja se seu nome consta da relação dos Aptos na Avaliação Psicológica. Se estiver, você, automaticamente, já está convocado para a realização da Inspeção de Saúde. Consulte, portanto, as datas que corresponde ao seu Subgrupamento no link de “Inspeção de Saúde” abaixo. Lembre-se de que você deve seguir as orientações, para as próximas etapas, contidas no CALENDÁRIO DE EVENTOS, e as orientações que foram dadas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção.

                Se seu nome não contar da relação Aptos na Avaliação Psicológica, você deverá se dirigir a qualquer Órgão do Serviço Militar e solicitar seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), o que poderá também ser feito diretamente na Junta do Serviço Militar, localizada na Rua do Utinga, nº 300 – Bairro do Curió-Utinga – Belém/PA.

                Relação de Aptos na Avaliação Psicológica

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE (INSPSAU)

Caro Conscrito.

                Você foi convocado a realizar Inspeção de Saúde, como parte da Seleção Complementar de sua Classe. Se você estiver nessa relação, siga as orientações abaixo, e fique atento para datas e horários, comparecendo ao local determinado, com antecedência mínima de 30min, observando a que Subgrupamento você pertence;

                Traga consigo caneta de tinta azul ou preta; Bloco de anotações: Carteira de Identidade (original e cópia); Cópia do comprovante de residência; Cartão de Vacinação (atualizado com as vacinas antitetânica, Febre amarela, Hepatite B); Material de higiene bucal (escova dental, creme dental, copo para beber água);

                Apresente o resultado dos Exames realizados no HEMOPA, quando da doação voluntária de sangue, ou, se não conseguiu realizar os exames no HAMOPA, apresente o resultado dos seguintes exames: HIV, VDRL, Hepatite “B”, Hepatite “C”. Vale ressaltar que a FAB não reembolsará qualquer valor gasto em decorrência de exames realizados em laboratórios particulares;

                No dia da Inspeção você poderá levar lanches ou qualquer guloseima para serem consumidos após a Inspeção de Saúde (é apenas uma sugestão);

                Fique atento para o dia da divulgação do resultado da Inspeção, o que poderá ser consultado no site do SEREP-BE, em data ainda a ser informada pela Comissão de Seleção. Ressalta-se que, se você estiver na relação dos Aptos na Inspeção de Saúde, automaticamente, já estará convocado a realizar o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). Portanto, fique atento para a divulgação das datas/horários e local em que deverá se apresentar para realizar o Teste.

                Não é permitida a entrada de pessoas no Hospital de Aeronáutica de Belém trajando bermudas e/ou shorts, assim como portando armas de qualquer tipo/espécie;

                Estando dentro do Hospital, tenha zelo pelo material da fazenda nacional; não jogue lixo ou detritos em locais que não seja a isso destinado; não coloque (apóie-se com) os pés nas paredes; ao utilizar os WC (mictórios e sanitários), acione a descarga após a utilização; não converse alto, ou fique de algazarras no ambiente hospitalar; preste bastante atenção às orientações dadas. Na dúvida, pergunte o que, como fazer ou proceder.

                O Hospital de Aeronáutica de Belém localiza-se na Passagem Ana Deusa, entre Av. Almirante Barroso e Rua do Utinga – Bairro do Souza.

                Relação de Convocados a realizar a Inspeção de Saúde

JANEIRO DE 2023

EVENTO

HORA

Dia 23 - SEG

Dia 24 - TER

Dia 25 - QUA

Dia 26 - QUI

Dia 27 - SEX

INSPSAU

07:00

A1/A2

A3/A4

A5/A6

A7/A8

PEND

               

                Relação de Aptos na Inspeção de Saúde

               

                Se seu nome Constar da Relação dos Aptos na Inspeção de Saúde, automaticamente, você já está convocado a realizar o TACF e a fazer a entrega da documentação para Avaliação Curricular. Clique no link Entrega/Recebimento da Documentação para Avaliação Curricular e sigas as orientações.

                Se seu nome NÃO CONTAR da relação Aptos na INSPSAU, você deverá se dirigir a qualquer Órgão do Serviço Militar e solicitar seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), o que poderá também ser feito diretamente na Junta do Serviço Militar, localizada na Rua do Utinga, nº 300 – Bairro do Curió-Utinga – Belém/PA.

 

ENTREGA/RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO CURRICULAR

Caro Conscrito.

                Você foi convocado a realizar a entrega da documentação necessária para Avaliação Curricular, como parte da Seleção Complementar de sua Classe, por ter sido julgado apto na Inspeção de Saúde. Veja se seu nome consta da relação abaixo. Caso positivo, siga as orientações aqui contidas, e as demais dadas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção. Os documentos abaixo relacionados são necessários e INDISPENSÁVEIS à incorporação na Força Aérea:

  1. a) Certificado de Alistamento Militar ou comprovante de alistamento;
  2. b) Cópia do CPF ou Certidão de regularidade do CPF, que pode ser obtido pelo site: receita.fazenda.gov.br;
  3. c) Cópia da Identidade Civil;
  4. d) Cópia da Certidão de Nascimento;
  5. e) Cópia da página da carteira Nacional do Trabalho onde consta o nº PIS/PASEP (caso possua). Se você estiver inscrito em algum outro programa social do Governo Federal, trazer o extrato da conta desse Programa onde conste o nº de inscrição do NIS, NIT...etc, que poderá ser obtido pelo site: https://cotasidade.caixa.gov.br/sipab_quotas/pages/#!/home
  6. f) Cópia do comprovante de residência atual, podendo ser de conta de Luz, de água ou correspondência bancária;
  7. g) Cópia do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, ou declaração ORIGINAL atual da sua situação escolar - expedida pela instituição de ensino onde você estuda ou estudou;
  8. h) Cópia do Titulo de Eleitor ou comprovante de regularidade do Título de Eleitor, que poderá ser obtido pelo site: http://www.tse.jus.br/
  9. i) Atestado de Antecedentes Criminais, que pode ser obtido pelo site: policiacivil.pa.gov.br;
  10. j) Certidão Negativa da Justiça Estadual, que pode se obtido pelo site tjpa.jus.br;
  11. k) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso possua; e
  12. l) Cópia dos certificados de cursos ou estágios realizados (com carga horária superior ou igual a 40 horas/aula), caso possua.

OBS (1): A documentação acima relacionada deverá ser entregue à Comissão de Seleção, nas datas abaixo, devidamente encadernada (tipo espiral), na sequência em que está a relação.

OBS (2): Você deve tirar uma fotografia digital (digitalizar), com o seu celular, de cada documento da relação acima (da letra “a” até a letra “l”), depois enviá-los, pelo seu e-mail, para o seguinte e-mail: csc.conscritos.fab.be@gmail.com – Para facilitar os trabalhos de identificação da sua documentação, no campo do remetente, inserir o nome completo de quem àqueles documentos pertencem;

OBS (3): Se você reside em um imóvel que não está no seu nome ou no nome de seus pais, você deverá levar a declaração de residência para o dono do imóvel preencher, assinar e anexar uma cópia da identidade dele;

OBS (4): Veja o quadro abaixo e cumpra o que foi determinado quanto a datas e horários para a realização do TACF e ENTREGA DE DOCUMENTOS, dentro do seu Subgrupamento.

                Fique atento para a divulgação da Relação dos Aptos ao Encostamento e Relação dos Reservas, que será ser através do site do SEREP-BE, ou em data a ser informada pela Comissão de Seleção.

EVENTO

HORÁRIO

SUBGRUPAMENTO

DATA

ENTREGA DE DOCUMENTOS

08:00

A1

13/02/23 – Segunda-Feira

10:00

A2

13:00

A3

08:00

A4

14/02/23 – Terça-Feira

10:00

A5

13:00

A6

08:00

A7

15/02/23 – Quarta-Feira

13:00

A8

 

TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO (TACF)

Caro Conscrito.

                Você foi convocado a realizar o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), como parte da Seleção Complementar de sua Classe, por ter sido julgado apto na Inspeção de Saúde. Veja se seu nome consta da relação abaixo. Caso positivo, siga as orientações aqui contidas, e as demais dadas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção.

                Você realizará o TACF trajando Short, camiseta e tênis. Caso tenha um gorro ou boné, traga para ser usando.

                Para entrar no Quartel, você deverá estar trajando calça comprida e camisa ou camiseta com mangas, podendo o short (que você utilizará no Teste) estar por baixo da calça comprida que estiver trajando.

                Observe a que Subgrupamentos você pertence e compareça no dia, horário e local determinados, com antecedência mínima de 30 minutos do início do Teste, conforme quadro abaixo.

                Fique atento para o dia da divulgação do resultado do TACF, o que poderá ser consultado no site do SEREP-BE, em data ainda a ser informada pela Comissão de Seleção. Ressalta-se que, se você estiver na relação dos Aptos no TACF, automaticamente, já estará convocado a entregar a documentação para avaliação Curricular. Portanto, atente para a divulgação das datas/horários e local a se apresentar para entregar a documentação exigida.

                Se seu nome NÃO CONTAR da Relação de Aptos no TACF, você deverá se dirigir a qualquer Órgão do Serviço Militar e solicitar seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), o que poderá também ser feito diretamente na Junta do Serviço Militar, localizada na Rua do Utinga, nº 300 – Bairro do Curió-Utinga – Belém/PA.

                Relação dos convocados ao TACF

EVENTO

HORÁRIO

SUBGRUPAMENTO

DATA

TACF

08:00h

A1 e A2

06/02/23 – Segunda-Feira

A3 e A4

07/02/23 – Terça-Feira

A5 e A6

08/02/23 – Quarta-Feira

A7 e A8

09/02/23 – Quinta-Feira

Divulgação da Relação dos Aptos

10/02/23 – Sexta-Feira

                Relação de Aptos no TACF

 

ENCOSTAMENTO

Caro Conscrito.

                Está é a Fase da Seleção Complementar que consiste na realização antecipada de todos os procedimentos e providências administrativas necessários para que sua incorporação nas Fileira da Força Aérea Brasileira seja efetivada. Clique no link abaixo e veja se seu nome consta da relação dos convocados ao Encostamento. Caso positivo, siga as orientações aqui contidas, e as demais dadas pessoalmente pelos membros da Comissão de Seleção;

                Não se esqueça de ficar acompanhando, pelo site do SEREP-BE, as demais informações das atividades, assim como as orientações dadas pela Comissão de Seleção.

 

Data: 27 de fevereiro de 2023

Horário: 08:00h

Local: Seção Mobilizadora de Belém (SMOB-BE)

Endereço: Av. Júlio César, s/n – Ao lado do Colégio Tenente Rego Barros – Bairro do Souza – Belém/PA

                Compareça no dia, horário e local determinados, com antecedência mínima de 30min do início do Encostamento e fique atento para a divulgação da data/horário e local a se apresentar para o início do Curso de Formação de Soldados, que será realizado no Esquadrão de Formação de Soldados do Grupo de Segurança e Defesa da Base Aérea de Belém (EFSd/GSD-BE).

                No primeiro dia de Encostamento, leve duas cópias dos seguintes documentos:

  1. Identidade;
  2. CPF;
  3. Comprovante de Residência atual (pode ser conta de Água, ou de luz, ou de telefone fixo, ou de correspondência bancária);
  4. Título de Eleitor;
  5. Extrato do PIS/PASEP/NIS/NIT ou qualquer outro programa social do governo federal em que você estiver cadastrado.

                Relação dos convocados ao Encostamento (Titulares)

RESERVAS

 Caro Conscrito

                No link abaixo você verá a relação dos Conscritos, na ordem de classificação, que ficaram na condição de RESERVAS, para o caso de algum titular, por qualquer motivo, for impedido de incorporar. Atualize seus dados, na Seção Mobilizadora de Belém (SMOB-BE), como: Nome, Endereço e Telefone, e fique atento para uma possível chamada telefônica. Serão apenas três tentativas. Caso você não atenda, o Conscrito seguinte, constante da relação, será chamado e você perderá a chance de incorporar.

                Esta relação estará disponível somente até cinco dias úteis após a incorporação da Turma . Se caso você não for chamado é porque não houve nenhum caso de impedimento de titulares ou a sua classificação não foi alcançada pelas substituições. Sendo assim, você deverá se dirigir a qualquer Órgão do Serviço Militar e solicitar seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Isso poderá também ser feito diretamente na Junta do Serviço Militar, localizada na Rua do Utinga, nº 300 – Bairro do Curió-Utinga – Belém/PA.

                Relação de Conscritos-Reserva

 

INCORPORAÇÃO - APRESENTAÇÃO

Caro Conscrito.

                No link abaixo você verá a Relação dos Conscritos que foram selecionados a incorporar nas Fileiras da Força Aérea Brasileira como titulares às vagas definidas pela Diretoria de Administração de Pessoal da Aeronáutica (DIRAP). Se seu nome estiver nessa relação, você deverá se apresentar no endereço abaixo para iniciar o Curso de Formação de Soldados (CFSd), conforme as orientações dadas pela Comissão de Seleção e a Coordenação do Curso de Formação de Soldados. Lembre-se de que SE VOCÊ NÃO SE APRESENTAR NO LOCAL, DATA E HORAS DETERMINADOS, PODERÁ ESTAR INCORRENDO NO CRIME MILITAR DE INSUBMISSÃO, CUJAS SANÇÕES PUNITIVAS ESTÃO PREVISTAS NO ART. 183 DO DECRETO-LEI Nº 1001, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 – CÓDIGO PENAL MILITAR.

                No dia de sua apresentação para início do CFSd você deverá estar trajando roupas condignas (Calça comprida, camisa ou camiseta de mangas, sapato ou tênis) para, assim, poder entrar no Quartel

                Também deverá levar consigo o seu material de higiene pessoal: sabonete, escova dental e pasta dental;

                Outras orientações você receberá no Esquadrão de Formação de Soldados do Grupo de Segurança e Defesa da Base Aérea de Belém (EFSd/GSD-BE/BABE, ou pelo telefone: 3204-9672 (SMOB-BE)

                Relação de Conscritos Aptos a Incorporar

 

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