Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

   Os cirurgiões bucomaxilofaciais do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) foram recebidos na Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont (OASD) para uma visita à Seção de Ortodontia/OASD, no dia 26 de Março de 2024.

   O objetivo do encontro foi aprimorar a integração entre os dois serviços, de modo a melhorar a rotina e os resultados obtidos nos tratamentos ortocirúrgicos conduzidos em parceria pelas duas organizações de saúde, conforme ressaltou a chefe da Seção de Ortodontia, Major Dentista Christina Lúcia Eichler, ao dar as boas vindas aos participantes.

   Durante o evento, a Capitão Dentista Annie Rónbóg Martiny e as Tenentes Fernanda Alvine Silva, Livia Kelly Ferraz NunesIsabella Simões Holz e Mariana Gonzaga Erthal Ribeiro apresentaram aos militares do HFAG aulas com temas referentes à Ortodontia, tais como: mecânica de ortodontia básica; protocolo de planejamento e sequência de tratamento ortocirúrgico, cuidados em casos de exodontia para descompensar inclinações dentárias e possibilidades de ancoragem esquelética.

   A Diretora da OASD, Coronel Dentista Cláudia Brandão, parabenizou os organizadores pelo evento, enfatizando a importância da interação entre as especialidades odontológicas, e da interação entre as Organizações de Saúde, para o tratamento dos pacientes do Sistema de Saúde da Aeronáutica. 

 

Data de inscrição: 27/05/2024 a 17/06/2024  

 

 

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL - OASD

 

     

O curso de auxiliar tem a finalidade de formar cidadãos aptos a exercerem a função de auxiliar em saúde bucal, o tornando capaz a ingressar no mercado de trabalho, qualificando-o a desempenhar todas as tarefas relacionadas a sua função (auxilio ao consultório odontológico, atendimento ao público, central de esterilização, controle de material odontológico em almoxarifado, bem como funções administrativas vinculadas à profissão).

É reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia, garantindo aos concludentes uma profissão regulamentada pela Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008.  Todas as informações necessária estarão dispostas nos links abaixo:

 

Edital ASB 2024.2: Clique aqui

Período de inscrição: 27/05/2024 a 17/06/2024

O questionário GoogleForms comportará apenas 60 inscrições e, após o preenchimento das mesmas, o formulário será fechado.

Ficha de inscrição: Clique aqui 

 Modelo de autorização do curso: Clique aqui 

 

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação: Ten Liese, 3S Weslley e 3S Nascimento

 

   No dia 27 de Março de 2024, o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont promoveu o encontro do Programa de Educação Continuada para todo o efetivo da unidade, no auditório do prédio anexo. 

   Na ocasião, a Chefe do Núcleo de Segurança do Paciente, Capitão Dentista Annie Rónbóg Martiny, e a Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Capitão Dentista Thaís Belchior Miranda, apresentaram uma palestra sobre a importância dos cuidados na rotina de atendimento aos pacientes e as peculiaridades na infraestrutura da OASD, visando propiciar um ambiente de trabalho seguro para todos. 

   Além disso, foram apresentadas as seis metas internacionais de segurança do paciente, propostas pela Organização Mundial de Saúde para reduzir os riscos associados aos cuidados de saúde. Assuntos como a higiene das mãos e o uso dos equipamentos de proteção individual foram tratados com exemplos práticos e dinâmicas pedagógicas.

   A Diretora da OASD, Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão de Souza, encerrou a apresentação ressaltando a importância do auxílio e envolvimento de todos os militares no tocante à segurança do paciente. 

   Por fim, a Chefe da Seção de Comunicação Social, Major Dentista Christina Lúcia Eichler, distribuiu bombons com mensagens de Feliz Páscoa ao efetivo.

Clique aqui para ver os slides apresentados.

 

Prêmio Orlando Chevitarese

 

O Prêmio Orlando Chevitarese de qualidade de pesquisa é realizado pela OASD desde 2009 e recebe o nome de um dos maiores pesquisadores da Odontologia em nosso país. Esse Prêmio tem como objetivo reconhecer os trabalhos realizados pelos cirurgiões-dentistas da Força Aérea Brasileira que enaltecem a profissão e engrandecem o Serviço de Saúde da Aeronáutica. 

 

Período de Inscrição: 01/11 a 31/12/2023 

20/10/2023 - Edital do XV Prêmio Orlando Chevitarese

15/03/2023 - Divulgação da classificação dos Trabalhos doXV Prêmio Orlando Chevitarese

 

  

Contatos: (21) 2174-7009 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro realizou no dia 28 de março de 2024, o 2o Simpósio de Odontologia Digital das Forças Armadas e Auxiliares, com o tema “Da unitária à prótese total - A impressão 3D no fluxo do atendimento.”  Sediado no Centro de Convenções RB1, na Avenida Rio Branco, o evento contou com palestras sobre impressão 3D, prótese total digital e biossegurança e acurácia no fluxo digital. Ao final da programação, foi realizada uma mesa redonda para discussão dos temas apresentados. 

   A Diretora da OASD, Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão de Souza, esteve presente no evento, acompanhada do Tenente-Coronel Dentista Luiz Fernando Noira Passos da Costa, Capitão Dentista Luiz Filipe Barros Laurêdo e pelo Capitão Dentista Vinicius Vieira Furtado Corrêa Lima. O Serviço de Odontologia da Força Aérea Brasileira foi ainda representado por oficiais dentistas do Hospital de Força Aérea do Galeão, do Hospital Central da Aeronáutica e do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos.

Clique aqui para assistir ao vídeo do evento.

Fonte e Revisão: Comunicação Social da OASD.

   O Dia do Especialista de Aeronáutica foi celebrado no dia 25 de março de 2024 com uma Cerimônia Militar presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, no Parque de Material Aeronáutico do Galeão. A cerimónia distinguiu-se pela imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, e contou com a presença de Oficiais Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares. 

 

   O Suboficial Vagner Luiz Alves da Silva, Graduado do efetivo da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont, foi agraciado com a medalha e afirmou: “- Foi um momento ímpar receber a Medalha Bartolomeu de Gusmão na presença da minha família, no último ano de minha carreira na ativa”. A Diretora da OASD, Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão de Souza, esteve presente no evento e parabenizou o SO STO Vagner pela brilhante trajetória profissional, e pela merecida distinção recebida.

 

   O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi um insigne brasileiro que se tornou célebre por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação, um dos precursores da Aviação, motivo por que é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha "Bartolomeu de Gusmão" foi criada pelo Decreto nº 68.886, de 06 de julho de 1971, e regulada pelo Decreto nº 4.208, de 23 de abril de 2002.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da OASD

 

Fim do conteúdo da página