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   A Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont sempre demonstrou preocupação e seriedade no controle de infecção e na segurança dos seus pacientes e do seu efetivo, sendo a biossegurança um dos pilares do seu funcionamento.
   Diante da pandemia de COVID-19, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente intensificaram os cuidados já existentes nesta OSA e adequaram os atendimentos da Seção de Emergência às necessidades atuais, em consonância com as diretrizes da ANVISA, CFO e CRO-RJ.
   Todos os atendimentos são pautados em um protocolo minucioso elaborado especificamente para a nossa OSA e de conhecimento de todo o nosso efetivo, que está preparado para atender os nossos usuários durante este período.

   A fim de dar conhecimento e tranquilizar os nossos pacientes, algumas das medidas adotadas na OASD são:

        • Adoção de etiqueta respiratória e constante higienização das mãos pelo nosso efetivo;
        • Triagem externa dos pacientes com questionário e avaliação da real necessidade de atendimento, sem
           aglomeração na sala de espera;
        • Disponibilidade de álcool 70o em gel para higiene das mãos;
        • Área exclusiva para o serviço odontológico de emergência, com trânsito permitido apenas aos militares
           envolvidos nos atendimentos;
        • Disponibilidade e uso de todo o EPI necessário pela equipe de serviço (máscara N95/PFF2, óculos de
           proteção, face shield, gorro, jaleco impermeável e luvas de nitrilo);
        • Área reservada para paramentação e desparamentação da equipe de serviço;
        • Individualização prévia de kit com todos os descartáveis necessários ao atendimento de cada paciente;
        • Bochechos prévios ao atendimento para higienização da cavidade oral do paciente;
        • Cuidados específicos para a diminuição dos aerossóis produzidos durante o atendimento;
        • Limpeza e desinfecção de todo o consultório dentário após cada atendimento;
        • Uso de saneante próprio para limpeza e desinfecção hospitalar (quaternário de amônia de 5a geração);
        • Esterilização de todos os intrumentais utilizados no atendimento.

 

ANDRÉ LUIS MACHADO SOARES
Cel Dent Diretor da OASD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA?

Os pacientes deverão procurar a OASD para atendimento de urgência somente nas seguintes situações:

- Dor que não melhore com o uso de analgésicos;

- Provisórias soltas;

- Próteses quebradas/fraturadas;

- Fraturas dentárias envolvendo dentes anteriores (em região estética);

- Reparo de placas oclusais de pacientes com dor crônica.

Lembramos que o atendimento odontológico envolve grande risco de contaminação, devido à natureza do atendimento e à liberação de aerossóis no ambiente. Por esse motivo, apenas casos que não possam aguardar o retorno das condições ideais serão atendidos. A OASD está seguindo todos os protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde, minimizando assim o risco de exposição dos profissionais e dos usuários.

O atendimento de urgência funciona 24h, todos os dias da semana.

Em casos de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone (21) 2101-6081 e solicitar orientação aos oficiais dentistas.

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