BIOSSEGURANÇA EM TEMPOS DE COVID-19
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A Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont sempre demonstrou preocupação e seriedade no controle de infecção e na segurança dos seus pacientes e do seu efetivo, sendo a biossegurança um dos pilares do seu funcionamento.
Diante da pandemia de COVID-19, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente intensificaram os cuidados já existentes nesta OSA e adequaram os atendimentos da Seção de Emergência às necessidades atuais, em consonância com as diretrizes da ANVISA, CFO e CRO-RJ.
Todos os atendimentos são pautados em um protocolo minucioso elaborado especificamente para a nossa OSA e de conhecimento de todo o nosso efetivo, que está preparado para atender os nossos usuários durante este período.
A fim de dar conhecimento e tranquilizar os nossos pacientes, algumas das medidas adotadas na OASD são:
• Adoção de etiqueta respiratória e constante higienização das mãos pelo nosso efetivo;
• Triagem externa dos pacientes com questionário e avaliação da real necessidade de atendimento, sem
aglomeração na sala de espera;
• Disponibilidade de álcool 70o em gel para higiene das mãos;
• Área exclusiva para o serviço odontológico de emergência, com trânsito permitido apenas aos militares
envolvidos nos atendimentos;
• Disponibilidade e uso de todo o EPI necessário pela equipe de serviço (máscara N95/PFF2, óculos de
proteção, face shield, gorro, jaleco impermeável e luvas de nitrilo);
• Área reservada para paramentação e desparamentação da equipe de serviço;
• Individualização prévia de kit com todos os descartáveis necessários ao atendimento de cada paciente;
• Bochechos prévios ao atendimento para higienização da cavidade oral do paciente;
• Cuidados específicos para a diminuição dos aerossóis produzidos durante o atendimento;
• Limpeza e desinfecção de todo o consultório dentário após cada atendimento;
• Uso de saneante próprio para limpeza e desinfecção hospitalar (quaternário de amônia de 5a geração);
• Esterilização de todos os intrumentais utilizados no atendimento.
ANDRÉ LUIS MACHADO SOARES
Cel Dent Diretor da OASD
Orientações do Diretor para os pacientes da OASD
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Lavagem das Mãos
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Atendimento de Urgência
QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA?
Os pacientes deverão procurar a OASD para atendimento de urgência somente nas seguintes situações:
- Dor que não melhore com o uso de analgésicos;
- Provisórias soltas;
- Próteses quebradas/fraturadas;
- Fraturas dentárias envolvendo dentes anteriores (em região estética);
- Reparo de placas oclusais de pacientes com dor crônica.
Lembramos que o atendimento odontológico envolve grande risco de contaminação, devido à natureza do atendimento e à liberação de aerossóis no ambiente. Por esse motivo, apenas casos que não possam aguardar o retorno das condições ideais serão atendidos. A OASD está seguindo todos os protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde, minimizando assim o risco de exposição dos profissionais e dos usuários.
O atendimento de urgência funciona 24h, todos os dias da semana.
Em casos de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone (21) 2101-6081 e solicitar orientação aos oficiais dentistas.
Fluxograma de Atendimento - COVID19
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Redes Sociais