A Subdivisão de Saúde Operacional (SDSO) é responsável pelo desenvolvimento de atividades em fomento à doutrina, pesquisa e adestramento no tocante ao emprego de meios operacionais, no qual se associam funções inerentes à promoção e prevenção da saúde nestes cenários.
Uma característica importante nos quadros de saúde da Força Aérea Brasileira é a multiplicidade de atores e suas respectivas formações acadêmicas traduzindo, em última análise, na falta de procedimentos padronizados. À vista disso, os cursos ministrados por essa Subdivisão levam em consideração o público alvo, com vistas à especificidade e ao ganho real de conhecimentos necessários ao cumprimento das missões. Em outro nível, busca a interdisciplinaridade, permitindo a atuação conjunta de diferentes profissionais, proporcionando integração em função de objetivos operacionais comuns.
Para atingir o objetivo supracitado, essa Subdivisão se vale de cursos de adaptação e capacitação, em caráter de imersão, objetivando a padronização de procedimentos, bem como a adaptação de seus praticantes aos meios operacionais no âmbito da FAB.
Atualmente, a SDSO ministra cursos alinhados com essa temática:
- Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP);
- Curso de Capacitação em Saúde Operacional (CCSOP);
- Curso de Emergências Médicas em Consultório Odontológico (CEMCO);
- Curso de Socorro Pré-Hospitalar Militar (CSPHM);
- Curso de Capacitação em Socorro Pré-Hospitalar Militar (CCSPHM), e
- Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CCSDQBRN).
Redes Sociais