A Subdivisão de Fisiologia Aeroespacial (SDFA) é responsável pelos Estágios de Adaptação Fisiológica (EAF) realizados no IMAE há mais de 3 décadas para aeronavegantes, sejam eles militares da FAB, Exército, Marinha e Forças Auxiliares Brasileiras, além das Forças Militares estrangeiras ou civis da aviação comercial. Também é responsável pelo Treinamento de Óculos de Visão Noturna (OVN), direcionado exclusivamente aos militares brasileiros.
Para realizar o EAF, a SDFA dispõe da Câmara Hipobárica, Torre de Ejeção, Cadeira de Barany (Simulador de Vertigem Rotatória) e da Sala de Visão Noturna, todos estes com a finalidade de simular as diversas condições encontradas em voo, revelando as possíveis reações fisiológicas inerentes à atividade, de forma a preparar os aeronavegantes para algumas possíveis adversidades encontradas durante o voo real, tais como a despressurização de cabine, a necessidade de ejeção, a desorientação espacial, dentre outras.
Nesses mais de 30 anos de história, já foram realizados mais de 3.600 voos em Câmara Hipobárica para aproximadamente 40.000 pessoas, seguindo os perfis de voo de Helicóptero, Paraquedistas, Transporte e Alta Performance.
No treinamento de OVN, a SDFA utiliza a Sala de Visão Noturna e uma grande maquete de modelo austríaco, aperfeiçoada pelo IMAE com o intuito de adequá-la às características do relevo brasileiro. Com isso, procura-se dar o máximo de realismo à atividade, evidenciando as dificuldades e ilusões associadas ao emprego dos óculos em operações militares.
Todas essas atividades fazem parte dos currículos de cursos realizados no IMAE, que são o Curso de Fisiologia Aeroespacial (CFA), Curso de Preparação de Instrutores em Treinamento Fisiológico (CPI-TF) e o Curso de Operador de Sistemas (COPS) que visam atender militares do próprio efetivo.
Além disso, a SDFA realiza assessoria externa em assuntos da Medicina Aeroespacial às instituições militares, públicas e privadas, nacionais e internacionais, através de palestras, cursos e afins, ministrados por militares do efetivo desta organização militar (OM), médicos e enfermeiros com vasta experiência na área.
É com essas ferramentas e com militares deveras motivados e preparados, que a SDFA busca cumprir sua missão de manter o IMAE como referência e centro de excelência na Medicina de Aviação.
Redes Sociais