Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Major Brigadeiro Médico Roberto Teixeira

Roberto Carvalho da Motta Teixeira, grande expoente da Medicina Aeroespacial Brasileira, foi Médico de Esquadrão, Instrutor de Treinamento Fisiológico, Instrutor do Curso de Especialização em Medicina Aeroespacial (CEMAE) e do Curso de Padronização de Instrutores em Treinamento Fisiológico (CPI-TF), sempre transmitindo aos alunos os seus conhecimentos e entusiasmo por esta especialidade. Publicou diversos trabalhos. Criou uma nova mentalidade e uma nova geração de Médicos de Aviação. Foi o principal responsável pelo gigantesco passo dado para a modernização do Treinamento Fisiológico no Brasil. Foi Diretor de Saúde da Aeronáutica e o idealizador e responsável pela criação do IMAE (antes chamado Núcleo do Instituto de Fisiologia Aeroespacial - NuIFISAL, e depois, IFISAL).

 

Cronologia

1951 - Início das atividades de Treinamento Fisiológico no Brasil, com a instalação da 1ª Câmara Hipobárica.

1971 - Criação do Centro de Especialização de Saúde da Aeronáutica (CESA), no Campo dos Afonsos.

1977 - Desativação do CESA, com a criação do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), que incorporou as atividades.

1993 - Criação do Núcleo do Instituto de Fisiologia Aeroespacial (NuIFISAL).

1995 - Criação do Instituto de Fisiologia Aeroespacial (IFISAL).

2004 - Ativação do Instituto de Fisiologia Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IFISAL).

2009 - Em 9 de outubro, alteração de denominação para Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE).

Fim do conteúdo da página