Nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2022, os Oficiais do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) ministraram instruções na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga-SP.
A 1º Ten Débora Fernanda Haberland e o 1º Ten Med Rafael Machado de Oliveira Lima participaram das instruções na disciplina de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) para 20 cadetes do 2º ano de Infantaria da AFA.
A disciplina tem o objetivo de capacitar o aluno a identificar os princípios básicos de proteção e defesa contra agentes BNQR e identificar o histórico, bem como os conceitos de guerra química e ter conhecimento da convenção de proibição de armas químicas.
As atividades envolveram aulas teóricas, oficinas, avaliações e simulado prático. Essa abordagem procura aproximar os conhecimentos teóricos com a aplicação em um ambiente real em um evento BNQR. Para o Major Inf Fernando Braga Ferrão Galante, coordenador da disciplina, a participação do IMAE foi bastante produtiva. “A participação do IMAE na instrução BNQR para os cadetes de infantaria é de extrema importância. Contribui para haver uma interoperabilidade entre os elementos de saúde e os combatentes em ações de Força Aérea em cenários com esses tipos de agentes”, afirmou.
Para o Cadete de Infantaria Guilherme Sobroza Simões Reis, a instrução do IMAE foi muito importante, pois proporcionou a compreensão da atuação da Infantaria em uma nova área. “Podemos perceber a importância das medidas de segurança e proteção de uma possível tragédia com agentes BNQR, portanto, fica a nossa gratidão pelas excelentes instruções e empenho dos instrutores”, acrescentou.
Destaca-se que o simulado realizado ao final da disciplina o qual simula uma situação com agente BNQR e os cadetes tiveram que planejar todo o processo, desde a organização Comando e Controle até a Evacuação Aeromédica de Vítimas. Após a realização da simulação os alunos passaram por um debriefing com instrutores e coordenador da disciplina.
Redes Sociais