Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TÁTICO NÍVEL II DURANTE O EXERCÍCIO CONJUNTO EXCON/TÁPIO 2021
Início do conteúdo da página

No período de 17 à 27 de agosto, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), realizou em parceria com a Base Aérea de Campo Grande (BACG), a primeira edição do Curso de Atendimento Pré Hospitalar Tático durante o Exercício Conjunto EXCON/TÁPIO.

O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático Nível II (APHT NII) foi desenvolvido de acordo com a portaria normativa do Ministério da Defesa, a Portaria nº 16/MD, de 12 de abril de 2018, que regulamenta procedimentos em APH Tático.

O curso foi ministrado para 47 militares Operadores de Busca e Salvamento da FAB e certificado pelo IMAE. Durante o curso foram realizadas aulas teóricas e práticas, divididas em três fases: indoor, outdoor e flight. Uma equipe de 15 militares do Instituto, oficiais e graduados, sendo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram instrutores do curso, juntamente com militares da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Corpo de Bombeiros de Mato Grosso de Sul (CBMMS) e equipe de saúde da CCR Vias.

Nas oficinas indoor, os alunos aprenderam os procedimentos previstos no APHT. Na segunda fase outdoor os alunos praticaram na pista, aplicando os conhecimentos prendidos sobre cuidado sob fogo, extração da vítima, atendimento inicial e preparo para o transporte CASEVAC (Casualty Evacuation). Já na terceira fase, a fase flight, os alunos realizam o resgate de um evasor, aplicam as técnicas e procedimentos aprendidos durante um voo real enquanto são avaliados pelos instrutores.

Conforme o aluno do curso 2S SGS Diego Figueiredo De Feitas (3º/8º GAv), destacou a importância da realização das oficinas na fase indoor: “Todo aprendizado e reforços das técnicas serão de vital importância no que tange a manutenção da vida e estabilização das vítimas”. Ainda acrescentou a relevância do curso para atuação do Homem de Resgate: “O curso nos eleva operacionalmente, de modo que estejamos mais preparados para atuar onde ninguém mais vai. Seremos responsáveis pela sobrevivência do paciente, desde a abordagem na cena até o destino final, com a chegada dos cuidados médicos avançados. Tenho certeza que depois de todo conteúdo que tivemos, nós os homens de resgate atuaremos de forma mais eficaz em nossa nobre missão”.

A 1º Ten ENF Débora Fernanda Haberland, instrutora do IMAE, evidenciou a importância da realização do curso: “A capacitação dos militares que atuam em um ambiente hostil é de grande relevância, o maior objetivo é que esses homens estejam preparados e treinados para identificar e tratar os feridos e mantendo-os vivos até a chegada ao atendimento especializado. O militar treinado é o indivíduo mais indicado para realizar os primeiros cuidados, protegendo a sua vida ou do companheiro ferido” e ainda ressaltou a importância do curso para o IMAE: “O Instituto participa de um Grupo de Trabalho junto a DIRSA, COMGEP e outras Organizações Militares visando a estruturação do curso de APHT. Ver o curso acontecer é uma enorme satisfação. Proporcionar um curso de relevância técnica, desenvolver o ensino, o aperfeiçoamento, o treinamento na Saúde Operacional faz parte da missão do IMAE”.

 

Fim do conteúdo da página