Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE REALIZA TREINAMENTO DE INSTRUTORES PARA O CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TÁTICO COM CAPITÃO MÉDICO SILVESTE DA PM DE SP
Início do conteúdo da página

No período de 03 a 13 de outubro, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), localizado na cidade do Rio de Janeiro, realizou o preparo dos instrutores do IMAE, para o Curso de Atendimento Pré Hospitalar Tático a ser ministrado no exercício operacional EXOP/TÁPIO.

O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático Nível II (APHT-NII) foi desenvolvido seguindo a portaria normativa do Ministério da Defesa, a Portaria nº 16/MD, de 12 de abril de 2018, que regulamenta procedimentos em APH Tático. A primeira edição do curso será ministrado durante o exercício para 47 militares Operadores de Busca e Salvamento da FAB e certificado pelo IMAE.

Uma equipe de 15 militares do instituo, oficiais e graduados das especialidades médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem irão compor a equipe de instrutores do curso APHT-NII, juntamente com militares da Ala5/BACG.

Para um melhor preparo desses militares, foi realizado um treinamento prévio sobre a portaria normativa nº 16/MD, de 12 de abril de 2018, e os princípios e fases do Tatical Casualty Combat Care (TC3).

O Capitão Médico Rodrigo Tadeu Silvestre, Médico da Polícia Militar São Paulo e Oficial Médico de Operações Especiais da Polícia Militar, caveira do BOPE, especialista em APH Tático, que é uma referência no assunto, ministrou instruções teóricas e práticas na data de 11 de agosto de 2021 para os militares do instituto.

A 1º Ten ENF Débora Fernanda Haberland, instrutora do IMAE, relatou a importância dos temas abordados e das atividades práticas: “O atendimento de feridos em ambiente tático é um desafio para os militares que atuam nesse ambiente. Participar da formação desses militares é uma grande responsabilidade e também uma satisfação” e citou ainda “O conteúdo ministrado pelo Cap Silvestre contribuiu muito para nosso preparo”.

O 1º Ten MED Leandro Pacheco Amorim, do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) que também compõe a equipe do IMAE, descreveu como “uma excelente oportunidade de aprendizado e um privilégio termos instrução com uma das maiores referências do APHT no país, o Cap Silvestre”.

Fim do conteúdo da página