Treinamento em assento ejetável, desorientação aeroespacial, ambientação para visão noturna, além de aprendizado para manejo e cuidados de enfermos durante transporte aéreo e vitimas DQBRN. Essas foram algumas das atividades executadas no Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), que atendeu todas as medidas de prevenção à COVID 19, entre os dias 5 à 19 de julho, para 42 oficiais médicos que realizam o Curso de Medicina Aeroespacial (CMAE-2021).
O curso tem a finalidade de proporcionar aos novos oficiais médicos condições de aprendizagem que os habilitem a explicar os aspectos fisiológicos e clínicos decorrentes da exposição ao ambiente aeroespacial.
Durante as semanas de treinamento, os alunos também realizaram um módulo teórico-prático de evacuação aeromédica (EVAM) pelo qual se ensina procedimentos do planejamento e da execução desse tipo de missão da maneira mais adequada possível, empregando técnicas e boas práticas executadas internacionalmente.
Os alunos tiveram também a oportunidade de participarem do Curso de capacitação de saúde em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (CCS-DQBRN), que visa capacitar militares das áreas de saúde a atuarem em eventos envolvendo agentes Biológicos, Químicos ou Radiológicos. O objetivo é capacitá-los em atendimento pré-hospitalar de eventos envolvendo tais agentes, além da abordagem específica de cada caso, e preparação para Evacuação Aeromédica (EVAM) de vítima contaminada.
Redes Sociais