Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE CAPACITA ALUNOS DO CAMAR, CADAR, CAFAR E QOAP
Início do conteúdo da página

 No período de 11 a 14 de maio de 2021, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), atendendo todas as recomendações devido a pandemia de COVID-19, ministrou no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), na cidade de Lagoa Santa (MG).

O Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP). Concluíram o curso 57 (cinquenta e sete) alunos dentre oficiais Médicos, Dentistas, Farmacêuticos do CAMAR, CADAR e CAFAR e especialidades de saúde do Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (QOAP).

 O CASOP é destinado aos estagiários em formação e tem por objetivo a adaptação e prestação de Suporte Básico de Vida, sob condições adversas, desde o ambiente pré-hospitalar até a chegada ao ambiente hospitalar.

 O curso é composto de instruções teóricas, oficinas práticas e simulados, que visam aproximar os conhecimentos teóricos com a aplicação no campo de operação. Dentre os conteúdos ministrados estão a introdução à Saúde Operacional, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), imobilização e transporte aéreo de vítimas, cuidados com ferimentos e queimaduras, atendimento a vítima de afogamento e de ataques de animais peçonhentos, fundamentos em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), acidentes com múltiplas vítimas, entre outras.

 Destaca-se também que o curso possui uma abordagem operacional, direcionando o instruendo à tomada de decisões sob situações adversas. Simulações de situações como traumas, acidentes e afogamentos contribuem no processo de aprendizagem e ao final do curso é realizado um grande simulado de atendimento a desastres com múltiplas vítimas.

 O CASOP proporciona aos novos Oficiais da Força Aérea Brasileira conhecimentos sobre os procedimentos utilizados no Atendimento Pré Hospitalar em condições adversas, capacitando-os a exercerem funções de gerenciamento, coordenação e atendimento de emergência no ambiente operacional. Conforme a Tenente Débora Fernanda Haberland, uma das instrutoras do curso, “esse método evidencia a importância do ensino por meio de simulações que unem teoria e prática, contribuindo para fixação do conhecimento aprendido e sua aplicação em situações reais”.

 

Fonte: Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página