Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MILITARES DO IMAE REALIZAM AVALIAÇÃO FÍSICA DE PILOTOS DO 1° GRUPO DE DEFESA AÉREA
Início do conteúdo da página

Como consequência do convênio firmado em 30 de outubro deste ano entre a Associação Educativa Evangélica (AEE) e a Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), as primeiras ações já se concretizam. Na última sexta-feira (06/11), a Primeiro Tenente Alini Schultz Moreira e o Segundo Tenente Renato de Oliveira Massaferri, fizeram uma reunião com um grupo de professores da AEE com o fito de traçar o planejamento de avaliações, rotina de treinamento e acompanhamento dos Pilotos do F-39 GRIPEN.

Os oficiais supracitados, atualmente prestando serviço no IMAE, são pesquisadores e docentes permanentes da Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da UNIFA, são o braço do conhecimento acadêmico no âmbito de Força Aérea, e já estão desenvolvendo ações junto ao 1° GDA, no que concerne ao preparo físico dos Pilotos desde junho deste ano quando representavam a CDA.

“Esse encontro era necessário para que nós, militares da Força Aérea que atuamos no campo do desempenho humano, pudéssemos passar conhecimentos específicos de fisiologia aeroespacial, o papel do treinamento físico na melhora da capacidade operacional do piloto de caça e quais os melhores métodos de treinamento físico para atender essa demanda”, afirma o Tenente Massaferri.

Nesse sentindo, foi criado um plano de trabalho com cronograma que contempla uma capacitação dos profissionais de Educação Física da UniEvangélica para atuar de acordo com as doutrinas da FAB, bem como a realização de avaliações mais sofisticadas e pesquisas com vistas a melhora da capacidade operacional desses pilotos.

“Essa parceria é a verdadeira parceria ganha-ganha. A Força Aérea ganha em ter um Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação (CEPInova), com recursos humano capacitados para o desenvolvimento de pesquisas na nossa área de interesse e em cooperação com o IMAE, o PPGDHO e a CDA, e a UniEvangélica ganha por ter a disposição uma população tão peculiar para pesquisar e produzir conhecimento”, palavras da Tenente Schultz.

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página