Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INSTITUTO DE MEDICINA AEROESPACIAL TEM NOVA DIRETORA
Início do conteúdo da página

Solenidade aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e foi presidida pelo Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-Brigadeiro Leonidas.

A Coronel Médica Maria Mônica Vasconcelos Queiroga assumiu, nessa terça-feira (10), no Rio de Janeiro (RJ), o cargo de Diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE). A Oficial substitui a Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros e torna-se a terceira mulher a estar à frente da instituição. A solenidade de passagem de direção foi presidida pelo Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, além de contar com a presença do Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel e de Diretores de Organizações de Saúde e Comandantes da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.

O Diretor de Saúde da Aeronáutica destacou, em discurso, a importância do IMAE para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para todo o Sistema de Saúde (SISAU), sobretudo no contexto de aquisição de novos vetores. “Com aquisição do KC-390 Millennium e do F-39 Gripen, vetores compatíveis com uma Força Aérea reestruturada e moderna, as atividades de treinamento fisiológico fazem-se preponderantes e apenas abrilhantam ainda mais a missão deste Instituto. Parabenizo a Coronel Ana Paola pelo brilhante trabalho na Direção e desejo à Coronel Mônica Queiroga sucesso e o mesmo brilhantismo à frente do cargo”, destacou o Oficial-General.

Segundo a Diretora substituída, Coronel Ana Paola, em suas palavras de despedida, a missão de comandar o IMAE foi de muito trabalho e aprendizado. “Confesso que ao chegar já como Diretora, descobri a enorme quantidade de tarefas atribuídas ao Instituto e inúmeras capacidades existentes, além de presenciar a atuação de profissionais da mais alta qualificação. Mas algo me intrigava e ficava a me perguntar: o que move essas pessoas e as faz continuarem acreditando em suas missões? Convivendo diariamente com esse grupo de pessoas, descobri o motivo: o amor está onde a gente o coloca e eles colocaram muito amor na missão! Ouso dizer que em 26 anos de efetivo serviço, nunca havia conhecido um time como este, com tamanha vibração por sua Organização”, disse a oficial.

A nova Diretora do IMAE, Coronel Mônica Queiroga, ocupava o cargo de Comandante do Esquadrão de Saúde de Natal (ES-NT), desde 2018. Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, é especialista em Pediatria, possui os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior, além de Especialização em Medicina Aeroespacial, Investigação de Acidentes Aeronáuticos - Fator Humano e MBA em Gestão Hospitalar.

IMAE

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) é a Organização Especial de Saúde da Aeronáutica, a qual compete o ensino, a pesquisa, o treinamento e a instrução nos campos da Medicina Aeroespacial, além da capacitação e estabelecimento de doutrina de atividades de Saúde Operacional, Evacuação Aeromédica e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. A instituição presta ainda assessoria ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) quanto a questões envolvendo o Fator Humano e baliza as atividades dos Médicos de Esquadrão nas Unidades Aéreas.

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página