Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE realiza Cerimônia de Entrega de Distintivos de Curso
Início do conteúdo da página

No último dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro, a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) realizaram a Cerimônia Militar de Entrega de Distintivos do Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CCS-DQBRN).

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, e contou com a presença do General de Divisão Robson Santana de Carvalho, Comandante do Centro Tecnológico do Exército, além de outras autoridades do Comando da Aeronáutica.

O CCS-DQBRN, criado em 2013, que tem como objetivo capacitar médicos e pessoal de enfermagem para atuar na assistência pré-hospitalar e na evacuação aeromédica de vítimas de acidentes com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). Foi concebido diante do contexto do Brasil ter sido eleito para sediar grandes eventos, tais como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016.

O distintivo do curso, aprovado pela Portaria EMAER nº 20/1SC, de 19 de março de 2019 e publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 47, de 22 de março de 2019, foi concedido a 69 militares distribuídos entre as três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira).

Na ocasião, foram homenageadas pelo IMAE aquelas Organizações Militares e Civis, que contribuíram de forma decisiva para o crescimento e desenvolvimento da Doutrina de DQBRN na Força Aérea Brasileira. Foram lembrados, ainda, cinco militares que prestaram um valoroso apoio na idealização do Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página