Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso de Médico de Esquadrão 2019
Início do conteúdo da página

Entre os dias 05 e 09 de agosto, o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), no Rio de Janeiro (RJ), sediou o Curso de Medicina de Esquadrão (CMESQ-2019), cujo objetivo é capacitar médicos, tanto de carreira quanto do Quadro de Oficiais Convocados, para atuarem diretamente nas Unidades Aéreas como Médicos de Esquadrão.

Participaram, na condição de alunos, 10 oficiais médicos de diversas organizações militares, sendo 09 pertencentes ao efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB) e 01 militar do Exército Brasileiro.

O CMESQ teve sua abertura realizada pelo Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, que ministrou a aula inaugural sobre “Conceitos Básicos de Aeronáutica”, seguido pelo Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro, o qual realizou a palestra “Introdução à Medicina Aeroespacial”.

Durante os cinco dias de curso, diversas instruções foram ministradas sobre variados temas a respeito dos efeitos fisiológicos da altitude, como hipóxia (baixa oxigenação do organismo), disbarismos, desorientação espacial, visão em aviação, fadiga de voo, além de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, evacuação aeromédica e atendimento a desastres, entre outros. Foi realizado, ainda, um Estágio de Adaptação Fisiológica (EAF) no Perfil Caça, através do qual os participantes puderam experimentar, por meio dos equipamentos de treinamento e simulação do IMAE, os sintomas particulares da hipóxia de altitude, a sensação de uma ejeção e da desorientação espacial por estímulo labiríntico.

Os alunos receberam, também, uma instrução específica sobre as atividades desempenhadas pelo Médico de Esquadrão, e tiveram a oportunidade de um tempo de aula destinado à troca de experiências com outros oficiais médicos mais antigos que já atuam nas Unidades Aéreas da FAB. Além disso, puderam conhecer um pouco sobre a história da aviação no Brasil e no mundo, através de uma visita guiada pelo Museu Aeroespacial (MUSAL).

Segundo o Chefe da Subdivisão Aeromédica do IMAE e coordenador geral do curso, Tenente Médico Gustavo Messias Costa, o CMESQ é uma ferramenta de capacitação viável e confiável que norteia as ações dos Médicos de Esquadrão para as peculiaridades das unidades operacionais. “É muito importante que esses profissionais tenham vivência do aspecto operacional de suas Unidades, de maneira que saibam exatamente quais as particularidades da missão executada interferem no estado salutar de seus efetivos e possam prevenir males à saúde de toda espécie”, ressaltou.

Já para o Aspirante a Oficial Médico Iago Nery Leite, aluno do curso, o aprendizado adquirido foi engrandecedor e auxiliará no melhor desempenho de todas as atividades realizadas nos Esquadrões. “Ao conhecer as pessoas e as atividades que compõem um Esquadrão de Voo, associando os conhecimentos obtidos na formação em medicina e na Força Aérea, temos a chance de atuar e fazer a diferença”, afirmou.

Médico de Esquadrão

O Médico de Esquadrão é o oficial médico que exerce suas funções e atividades diretamente nas Unidades Aéreas da FAB. Sua atuação visa promover a saúde nos Esquadrões, evitando afastamentos por doenças ou insalubridade, tendo papel fundamental na manutenção das operações e no cumprimento das diversas missões executadas pela Força. Além disso, contribui com o desenvolvimento de atividades de transporte aéreo de enfermos, utilizando conhecimentos de Medicina Aeroespacial e de Cuidados em Voo para prover a melhor assistência médica dentro da aeronave, minimizando complicações decorrentes da exposição ao ambiente de altitude. Esse profissional é encarado com apreço e grande importância pelos efetivos das Unidades Aéreas que o tratam afetuosamente como “Doc” (abreviatura do inglês “Doctor”).

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página