Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE COMEMORA SEU 25º ANIVERSÁRIO
Início do conteúdo da página

No dia 16 de outubro, o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) comemorou o aniversário de 25 anos de sua criação.

Inaugurado em 1993, como Núcleo do Instituto de Fisiologia Aeroespacial (NuIFISAL), a instituição agregou as atividades que traduzem a principal vocação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), dedicando-se ao ensino, à pesquisa, ao aperfeiçoamento, ao treinamento e à instrução no campo da Medicina Aeroespacial e da Saúde Operativa, bem como ao desenvolvimento de ações de Evacuação Aeromédica (EVAM) e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), apoiando, diretamente, no cumprimento da missão constitucional da Força Aérea Brasileira (FAB) de Controlar, Defender e Integrar o território nacional, dentro de um cenário tridimensional de 22 milhões de quilômetros quadrados.

Os eventos comemorativos iniciaram-se logo no início da manhã, com a realização da cerimônia militar alusiva ao “Jubileu de Prata” do Instituto, presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior. Na ocasião, ocorreu a imposição da Medalha Militar a 11 militares pertencentes ao efetivo, pelos bons serviços prestados há 20 e 10 anos, além de uma homenagem aos ex-Diretores do IMAE, com a entrega de uma moeda comemorativa dos 25 anos pela atual Diretora, Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros.

Durante a solenidade, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, exaltou o trabalho executado pelo IMAE, bem como a memória de seu Patrono, o Major-Brigadeiro Médico Roberto Carvalho da Motta Teixeira, exímio Médico de Esquadrão e grande expoente e entusiasta da Medicina Aeroespacial. O Diretor de Saúde destacou, ainda, o papel fundamental de todos os Médicos de Esquadrão, de ontem e de hoje, na execução de suas atividades nas Unidades Aéreas, apoiando, diuturnamente, no cumprimento de suas missões, e os convidou, em seguida, para realizarem uma foto oficial, trajando o uniforme que os caracteriza: o macacão de voo.

Após o encerramento da cerimônia, deu-se início à 7ª Jornada Científica do IMAE, cujo tema foi “Vivências em Atendimento Pré-Hospitalar Tático: Práticas e Desafios”, contando com as palestras do Coronel Marcello Fraiha, Comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, e do Tenente Médico Rodrigo Tadeu Rodrigues Silvestre, Chefe da Seção Médica do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi proferida, ainda, a distinção de Destaque Científico do IMAE ao Coronel Médico Reformado Waldo Fonseca Temporal que, ao logo dos anos em que serviu no Instituto, produziu diversos artigos científicos no campo da Medicina Aeroespacial, de grande relevância para o desenvolvimento operacional da FAB, e um livro que tornou-se referência para profissionais de saúde militares e civis, em todo o país. Ao final da Jornada, foi apresentado um emocionante vídeo institucional, editado por Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), narrando a história do IMAE, desde sua criação até a atualidade.

A programação continuou no período da tarde, com a realização da Reunião Anual dos Médicos de Esquadrão, cujo principal tema em pauta tratou acerca dos reflexos, desafios e oportunidades do processo de reestruturação da Força Aérea nas atividades de Medicina de Aviação desempenhadas por esses profissionais, diretamente nas Unidades Aéreas, onde compõem o 1º Escalão do SISAU. A reunião foi presidida pelo Brig Médico Kanashiro, ex-Diretor do IMAE, que atualmente exerce os cargo de Subdiretor Técnico e Subdiretor de Perícias da DIRSA.

Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE

Fim do conteúdo da página