O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), recebeu, nessa quarta-feira (15), a visita dos alunos do Curso Básico de Perícia Médica na Aviação Civil (CBPM) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O objetivo foi conhecer as atividades desenvolvidas pela Organização Militar, bem como as instalações e a estrutura de treinamento fisiológico para os aeronavegantes da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os alunos foram recebidos pela Diretora do IMAE, Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros que deu as boas vindas e comentou sobre a importância da interação entre agentes civis e militares no campo da Medicina Aeroespacial. “O desenvolvimento de novas aeronaves com plataformas cada vez mais modernas e o crescimento da atividade aeronáutica com número maior de pessoas se deslocando por meio de vetores aéreos ao redor do mundo, nos impele, civis e militares, a buscar esse conhecimento das alterações sofridas pelo corpo humano em um ambiente para o qual não evoluiu, algo que não estudamos na grade curricular das faculdades de medicina”, destacou.
Durante a visita foi realizada uma explanação sobre as diversas missões desempenhadas pelos múltiplos setores do Instituto, os desafios e projetos de modernização do Estágio de Adaptação Fisiológica (EAF) com a aquisição de novos vetores pela FAB e as possibilidades de estabelecimento de parcerias de conhecimentos aplicados em Medicina Aeroespacial. Logo após, os alunos foram divididos em grupos e puderam verificar “in loco” os laboratórios de hipóxia, de desorientação, de acelerações e de visão, o quais compõe a rotina do EAF para o treinamento das tripulações.
De acordo com o Coordenador Médico da Gerência Técnica de Fatores Humanos da ANAC, Albert Costa Rebello, a impressão geral dos alunos do CBPM sobre a visita e respectivas instruções foi de gratidão e admiração pela qualidade do trabalho realizado pelo Instituto. “Gostaria de registrar o agradecimento pelas excelentes instruções ministradas pela equipe do IMAE, bem como pelo profissionalismo, competência e receptividade demonstrados. Como coordenador do curso, recebi essa impressão unânime da turma. Parabéns pelo relevante e brilhante trabalho desenvolvido, ratificando o Instituto como referência em Medicina Aeroespacial na América Latina”, concluiu.
Curso Básico de Perícia Médica na Aviação Civil
O curso capacita médicos para realizarem exames de saúde periciais com finalidade de emissão de Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA) e cumpre o previsto no Anexo I da Convenção da Organização de Aviação Civil Internacional, que estabelece que os examinadores médicos devem ser capacitados, e demonstrarem adequada competência em Medicina de Aviação. Estes examinadores atestarão a aptidão psicofísica de pilotos, e demais aeronavegantes, para o exercício seguro da atividade aérea na aviação civil. Na edição de 2018, 35 médicos participam do CBPM, incluindo os dois médicos estrangeiros da autoridade de aviação civil de São Tomé e Príncipe.
Fonte: Seção de Comunicação Social do IMAE
Redes Sociais