A aeronave Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste domingo (05), o transporte de uma gestante de 30 anos que estava em Manaus (AM). O avião, pertencente ao Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado na Ala 11 (RJ), removeu a paciente para o Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ). Na FAB, esse tipo de missão é conhecida como Evacuação Aeromédica (EVAM).
A decolagem aconteceu no Galeão (RJ) por volta de 15h e o tempo de voo até Manaus durou cerca de quatro horas. No trajeto feito pelo 767 foram transportadas ainda outras 250 pessoas entre civis e militares. Chegando lá, a equipe médica local já aguardava o avião. O pouso na capital amazonense aconteceu por volta de 19h. A bordo, foram levados equipamentos necessários ao transporte de enfermo, como maca, aparelhos de reanimação cardiorrespiratória, entre outros.
O Tenente Médico Gustavo Messias Costa, do efetivo do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), que acompanhou a missão, explica que a mulher, gestante de 29 semanas, necessitava de cuidados médicos especializados e que a evacuação era fundamental para resguardar a vida dela e do bebê.
“Durante o briefing de início da missão, foram discutidos com a tripulação aspectos do ambiente aeroespacial e meteorológicos que poderiam interferir no quadro da paciente. Essa interação entre a equipe aeromédica e demais tripulantes foi fundamental para se evitar intercorrências e lograr sucesso na missão. A gestante não teve intercorrências durante o voo. Estou muito feliz e orgulhoso de poder contribuir com a FAB, realizando essa missão que tem caráter tão nobre e que ajuda a integrar mais nosso país”, afirma o médico.
Na chegada ao Rio de Janeiro, equipes de solo já aguardavam para transportar a paciente até o HCA.
Fonte: Com. Social IMAE
Redes Sociais