O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou na última segunda-feira, 26 de março, um treinamento de evacuação aeromédica para militares da área de saúde do efetivo do Exército Brasileiro.
O treinamento fez parte da grade curricular do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e do Curso Integrado de Saúde Operacional, ministrados pela Escola de Sargentos de Logística do Exército (EsSLog).
Segundo o Capitão Médico Luís Gustavo de Oliveira, Comandante do Curso de Saúde da EsSLog, a qualidade da instrução promovida pelo Instituto superou muito as expectativas pela excelência e que o feedback dado pelos alunos foi o melhor possível. “Gostaria de agradecer o IMAE pela disponibilidade e parceria em nos apoiar e parabenizar a toda equipe de instrução pelo comprometimento e excelência do conteúdo ministrado. Esperamos repetir esse intercâmbio em outra oportunidade”, afirmou.
O objetivo do treinamento foi ambientar os profissionais de saúde em evacuação aeromédica em ambiente operacional e tático, através de instruções de doutrina de EVAM, estimativa de tempo total de missão, noções de fisiologia aeroespacial e plano de cuidados, além de uma oficina prática de embarque e desembarque de pacientes na aeronave C-130 Hércules exposta no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos.
"A parceria entre o IMAE e a EsSLog, através desse tipo de treinamento, representa um grande avanço para a integração entre as Forças Armadas, sobretudo no que diz respeito ao Apoio de Saúde em Operações Conjuntas, uma vez que padroniza conhecimentos e boas práticas no preparo e execução de logística sanitária durante as missões de evacuação aeromédica", concluiu o coordenador do treinamento, Tenente Médico Gustavo Messias Costa.
Fonte: Com. Social IMAE
Redes Sociais