Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE ministra Módulo de Evacuação Aeromédica para os alunos do CEMAE 2017.2
Início do conteúdo da página

De 14 a 17 de agosto de 2017, o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) ministrou o Curso de Evacuação Aeromédica (CEVAM-2017) para oficiais e graduados dos quadros de saúde pertencentes a diversas Organizações Militares.

O CEVAM é uma parceria entre o IMAE, 2º/10º GAV e 3º/8 GAV e tem o objetivo de ambientar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das fileiras da Força Aérea Brasileira em evacuação aeromédica, em ambiente operacional e tático. Através de instruções de doutrina de EVAM, estimativa de tempo total de missão, cálculo de oxigênio e plano de cuidados e embarque, além de diversas oficinas práticas e workshops abordando desde check-list de mochilas e equipamentos até intercorrências em voo, os instruendos puderam reter conhecimentos para aplicarem em suas Unidades durante a execução dessas missões.

Segundo o coordenador geral do curso, 1º Ten Med GUSTAVO MESSIAS COSTA, a capacitação promovida pelo Instituto através do CEVAM é um avanço importantíssimo para a boa execução de evacuações aeromédicas pelas asas da FAB, garantindo o profissionalismo e excelência dos trabalhos desenvolvidos por seus tripulantes dos quadros de saúde.

“Para mim, o vivenciado no curso terá grande utilidade e aplicação em minhas atividades no Esquadrão” afirmou a 1º Ten Med CHRISTIANE DE SOUSA LOPES, médica dos esquadrões Pégasus (5º ETA) e Phoenix (2º/7º GAV), pertencentes à ALA 3. “O conteúdo é bastante amplo e esclarecedor”, declarou ainda.

Para o 2S SEF LEANDRO RUIZ CAMARA da Divisão de Saúde Operacional da DIRSA e pertencente ao efetivo do Hospital de Campanha da FAB, “... esse curso é muito importante em virtude de o HCAMP ser acionado para casos de catástrofes e desastres naturais, onde muitas vezes é necessário realizar a EVAM de pacientes para um hospital de maior complexidade”.

Fonte: Com. Social IMAE

Fim do conteúdo da página