No ultimo dia 13 de Outubro, foi o dia desses profissionais, tão essenciais aos cuidados de saúde. Gostaríamos de parabenizar a todos pelo seu empenho e dedicação, principalmente em face desta pandemia. A atuação destes foi fundamental no cuidado dos pacientes durante a infecção por COVID-19, mas também na reabilitação destes pacientes.
Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que o serviço de Fisioterapia do Hospital de Força Aérea do Galeão - HFAG iniciou um ambulatório para tratamento e orientação a pacientes com sequelas decorrentes da Coronavírus - COVID-19.
Após a infecção pela Síndrome respiratória aguda grave - SARS-CoV-2, alguns indivíduos apresentam fadiga persistente que pode ser devida a lesões pulmonares, cardíacas, musculares, neurológicas, ou mesmo a uma combinação de todos estes fatores. O tempo de permanência na unidade de terapia intensiva também pode contribuir para o deficit.
A avaliação busca olhar para diversos aspectos, identificando assim, os deficits que persistem após a infecção, determinando os sistemas mais afetados a fim de nortear os protocolos de tratamento conforme a necessidade de cada indivíduo.
A Terapia Ocupacional também elaborou uma cartilha sobre cuidados após a COVID-19, que pode ser encontrado em Orientações da Terapia Ocupacional na Alta Hospitalar pós COVID-19
Redes Sociais