Figura 1 - Capas da ROHACO, edições 2019 e 2020, respectivamente
A atividade científica sempre esteve presente no meio militar através de Cursos de Aperfeiçoamento, Extensão e Pós-graduação. Recentemente, no ano de 2019, foi lançada a Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas (ROHACO), cujo exemplar apresentou relatos de casos clínicos realizados no âmbito da Divisão Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas.
Segundo o Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica e idealizador da revista, a proposta de um periódico totalmente digital, valorizando a atividade científica militar, fomentou desdobramentos críticos, que culminaram com uma reestruturação editorial e com a segunda edição da revista. No segundo exemplar, o periódico tornou-se acessível através do Portal de Revistas Eletrônicas da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 2020, a ROHACO passou a utilizar o software de gerenciamento de publicação de revistas eletrônicas, o Open Journals Systems (OJS). O editor da revista, Capitão Dentista Ramiro Borba Porto, ressalta: “O enquadramento no OJS proporcionou um novo perfil ao periódico, com padronização amplamente aceita pela comunidade brasileira de editores científicos e alinhada com as recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.
Figura 2 - Segundo volume da ROHACO, edição 2020, na interface do OJS
A atribuição do ISSN (International Standard Serial Number), que é um código internacionalmente aceito para individualizar o título de uma publicação seriada, permitiu a indexação da revista em outras plataformas de dados, como Google Scholar, Sumários de Revistas Brasileiras, Diadorim, Latindex e Livre – Revistas de Livre Acesso. O Tenente Bibliotecário Igor Rezende Quintal enfatizou: “A indexação tornou o acesso ao conteúdo mais rápido e sistemático, e o licenciamento dos direitos autorais dos autores e da revista, através da Creative Commons, garantiu que o conteúdo pudesse ser facilmente acessado e reproduzido”.
A associação do periódico ao Cross-ref possibilitou a atribuição do elemento identificador DOI (Digital Object Identifier) a cada artigo, a certificação Crossmark e o uso de uma ferramenta Gerenciadora de plágio. Segundo o Tenente Coronel Dentista Flávio Yoshikawa de Sousa, editor executivo da ROHACO: “os recursos de catalogação das publicações científicas facilitam a obtenção das referências e garantem a interoperabilidade entre os sistemas das entidades associadas”. E complementa: “Apesar de ter sido recentemente lançada, a revista já cumpre inúmeros requisitos das boas práticas da editoração científica”.
Fotografia 1 – Corpo Editorial da ROHACO
Com a reformulação da ROHACO, novas categorias de artigos científicos passaram a ser aceitos para publicação. Houve ainda, a alteração do processo de análise dos artigos, agora com a sistematização da revisão por pares, conforme a recomendação do ICMJE (International Commitee of Medical Journal Editors). Outra modificação importante foi a contribuição dos Esquadrões Subordinados ao HACO (Curitiba, Florianópolis e Santa Maria). Sobre a inclusão das demais Organizações Militares no processo, o Major Dentista Marcelo Gomes Almeida, editor da ROHACO, esclareceu: “Além de integrar os serviços de Odontologia, essa prática também proporcionou um caráter regional ao periódico. A publicação na ROHACO não é só para o Sistema de Saúde da Aeronáutica, mas também para toda a comunidade científica odontológica”.
Figura 3 – Capa da ROHACO 2021
Para saber mais: As políticas editoriais, bem como o tutorial para formatação dos manuscritos, podem ser acessados eletronicamente, através do portal de revistas eletrônicas da FAB, por meio do endereço: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/rohaco/index.
O processo de submissão, para a edição 2021, está aberto até julho.
Acesse já!
Redes Sociais