Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Patrono
Início do conteúdo da página

Patrono da Intendência da Aeronáutica

TENENTE BRIGADEIRO INTENDENTE JOSÉ EPAMINONDAS DE AQUINO GRANJA


Natural da cidade de Leopoldina, Pernambuco, o Brigadeiro José Epaminondas de Aquino Granja nasceu em 27 de agosto de 1897.

Em 1º de junho de 1914, aos 17 anos, ingressou na carreira militar, participando da Campanha do Contestado.

Como Sargento fez o Curso de Oficial Intendente do Exército. Foi declarado Aspirante-a-Oficial de Intendência, em 18 dez 1923. Em 1934 cursou no Rio de Janeiro o Curso de Intendente de Guerra sob a orientação da Missão Militar Francesa (MMF) em nosso Exército.

Sua promoção ao posto de Major ocorreu na data de 23 de janeiro de 1936. No ano seguinte, foi convidado pelo Diretor da Aviação Militar, General Evaldo Neto, para chefiar o Serviço de Intendência do Exército.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, teve como primeira comissão a de Assistente do Serviço de Fazenda Aeronáutica. Promovido a Tenente-Coronel em 05 de março de 1942, visitou, no ano de 1943, todos os Órgãos de Intendência do Exército Americano. No posto de Coronel, não mediu esforços junto às autoridades da Aeronáutica e do Governo Federal para a criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica, que veio a se concretizar em 23 de agosto de 1945, tendo sido nomeado o seu primeiro Diretor Geral Interino.

Em 24 de janeiro de 1945, foi promovido ao posto de Brigadeiro.

De agosto de 1945 a setembro de 1951 exerceu o cargo de Diretor Geral de Intendência, sendo transferido para a reserva no posto de Tenente Brigadeiro.

Além de ter elaborado o Regulamento do Serviço de Intendência da Aeronáutica, o Brigadeiro Granja idealizou e empenhou-se na organização do Depósito Central de Intendência da Aeronáutica em Marechal Hermes, os Reembolsáveis de Intendência da Fazenda de Pirassununga, da Lavanderia e da Fazenda do Galeão. Implementou a Mecanização Contábil das Unidades Administrativas, além de inúmeros outros serviços prestados ao Ministério da Aeronáutica.

Aos 78 anos de idade, em 4 de setembro de 1975, faleceu no Hospital Central da Aeronáutica.

Fim do conteúdo da página