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Imagens exclusivas mostram caça da FAB atirando contra avião suspeito

 

O piloto desobedeceu todas as ordens para pousar e sofreu as consequências. É o que a Força Aérea Brasileira chama de "tiro de detenção".

 

 
 

Imagem obtida com exclusividade pelo Fantástico, gravada pela câmera a bordo de um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), mostra a única vez que um caça militar brasileiro atirou contra outro avião em defesa do espaço aéreo. O caça da FAB intercepta um avião que vinha do Paraguai e entrou no espaço aéreo do Brasil sem autorização. O piloto desobedeceu todas as ordens para pousar e sofreu as consequências.

É o que a FAB chama de "tiro de detenção". O objetivo é avariar o avião suspeito para que ele não consiga mais voar e pouse no aeroporto mais próximo. Nesse caso, que aconteceu em 2015, o avião conseguiu escapar e voltou para o espaço aéreo paraguaio, e a FAB teve que interromper a perseguição.

No dia seguinte, no aerodromo de Paranavaí, perto da fronteira com o Paraguai, a polícia encontrou o monomotor, crivado de balas. O avião só tinha o banco do piloto. De acordo com a polícia, para liberar espaço para o transporte de drogas. Veja tudo na reportagem acima.

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) inicia voo de homologação dos equipamentos de auxílio à Navegação Aérea em Parintins - AM.

O início da manhã de 21 de junho de 2017 protagonizou um momento histórico que se repete ano a ano no Aeroporto Júlio Belém, no município de Parintins, localizado a extremo leste do estado, distando cerca de 369 quilômetros da capital Manaus.

E no transcorrer do dia 22 de junho foi primordial para a homologação final, o Major Aviador Guimarães em seu nome e de sua tripulação, agradeceu ao Major Aviador Figueiredo, Coordenador Geral da Missão Parintins, pelo apoio técnico-operacional dispensado à tripulação Inspetora, sem esquecer do acolhimento humano e fraterno recebido. Complementou sua fala, declarando que o Voo de Inspeção foi coberto de pleno êxito e que o CINCACTA IV está pronto para receber, com segurança, as aeronaves que trarão os passageiros para prestigiar o Festival Folclórico de Parintins.

 Durante o voo de homologação, os inspetores da FAB, Cap Armstrong⁠⁠, Ten Guilherme, 3S Luis Paul, 1S Allan, 1S Bravo e 2S Robson verificaram os procedimentos de aferição da qualidade dos sinais recebidos pelos auxílios à navegação aérea, assegurando a sua operacionalidade permitindo o pouso e a decolagem de aeronaves de médio porte, transportando, com segurança, para os visitantes do país e do mundo, que participarão de uma das maiores festas do folclore brasileiro, o 52° Festival Folclórico de Parintins.

O Major Aviador Figueiredo, Coordenador Geral da Missão Parintins também fez uso da palavra, agradecendo ao Major Aviador Guimarães e a toda a sua tripulação pelo profissionalismo do trabalho, fator marcante das atividades do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), destacou a qualidade de trabalho dos seus comandados das áreas técnica e operacional, na certeza de que as ações executadas pelo CINDACTA IV serão cobertas de êxito, nas mãos de profissionais capacitados e comprometidos com a Missão Parintins.

No último dia 28 de Junho, o Comandante do CINDACTA IV visitou as instalações na cidade de Parintins, ocasião em que foi apresentado à tropa que está em missão naquela cidade. Na oportunidade, o Comandante falou diretamente ao seu efetivo, enfatizando aos presentes que a missão deve seguir os padrões de segurança e que, acima de tudo, somos prestadores de serviço, dentre outras orientações pertinentes ao festival. “Que os aprendizados desta missão sejam registrados e aperfeiçoados para as próximas”, registrou o Comandante.

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Foto: 3S Derllan

 

Militares da Missão:

Os militares designados para a Missão Parintins atuam em áreas diversas, tais como: Informações Aeronáuticas, Controle de Tráfego Aéreo e Meteorologia, com apoio de profissionais do Setor Administrativo e da Divisão Técnica, todos prontos para atuar em eventualidades. Para otimizar as ações, o Coordenador Geral da Missão, Maj Av Figueiredo, conta ainda com Assessoria dos Coordenadores Técnico e Operacional.

Foto: 3S Derllan

 

EACEA – Parintins

Para atender o festival de Parintins, O CINDACTA IV disponibilizou uma estação de VHF (frequência muito alta), onde ficam os transmissores e receptores que são operados pelo ACC Amazônico (Centro de Controle Aéreo). Esta estação tem 4 frequências, e operam com 2 transmissores e 2 receptores que no caso de um apresentar problemas, o outro passa a funcionar como principal de forna automática. Há também um conjunto de filtros que permite uma melhora no sinal de radiofrequência, melhorando a qualidade da comunicação e eliminando sinais indesejados, como, por exemplo, ruídos e rádios piratas.

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Números

Até a manhã do dia 30 de junho de 2017, aproximadamente 60 pousos foram realizados em Parintins, o que corresponde a 120 movimentos (pouso/descolagem).

A expectativa dos órgãos de segurança é que a cidade receba 100 mil visitantes durante o evento. Isso mostra que, a partir de sexta-feira (30), grande parte desses visitantes serão recebidos no aeroporto Júlio Belém, um dos portais de entrada daquela cidade. Para isso, a equipe de controladores e técnicos estará de prontidão de forma a cumprir a missão do CINDACTA IV (...controlar a Circulação Aérea Geral, para a manutenção da integridade e da soberania do espaço aéreo brasileiro...) durante o período do festival.

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 Fotos: 3S Derllan

Entre os dias 12 e 16 de junho, a SIAT-MN sediou a sexta reunião técnico operacional e o curso avançado da REDDIG 2, essa programação foi realizada por convite do Sistema de Gestão da REDDIG e Administração do Segmento satelital, com a autorização do Exmo. Sr. Diretor Geral do DECEA, contando com a presença do Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA o Cel Eng Dalmo José Braga Paim, para a abertura do evento.

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Os eventos contaram com a participação dos representantes técnicos das estações da rede, tendo 14 países representados.

A REDDIG é uma rede digital que opera na América do Sul, tendo como objetivo prover comunicação entre Centros de Controle de Tráfego Aéreo Adjacentes. As principais características dessa rede, que trabalha com comunicações aeronáuticas em voz e dados, são: Capacidade, confiabilidade, eficiência e disponibilidade.

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Entre os dias 13 e 16 de Junho, foi realizado o curso avançado das operações da REDDIG, onde foram revisados procedimentos para operação e manutenção da REDDIG II, bem como cordenações de logística, e acesso a programação e operação do sistema de monitoração e controle.

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FOTOS: S2 CAIO

 

 

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