Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Valor Público
Início do conteúdo da página

ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

ESCRITÓRIO DE GOVERNANÇA EXECUTIVA

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

CENTRO INTEGRADO DE METEOROLOGIA AERONÁUTICA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO - 2° TRIMESTRE DE 2024

 

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) ativado em 12 de abril de 2019 é a OM do COMAER responsável pela prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão. Como elo do DECEA, o CIMAER tem por missão prestar, com excelência, o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, com vistas a contribuir com a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.

Dessa forma, o Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER realiza vigilância meteorológica para os 22 milhões de km2 (8,5 milhões de km2 do território brasileiro; 3,5 milhões de km2 da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e 10 milhões de km2 sobre o Oceano Atlântico) e previsão meteorológica para uma área que vai além de 22 milhões de km2, abarcando os seguintes limites geográficos: W10° - W80° e S40° - N12°.

Para prestar o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, o CIMAER dispõe de 138 profissionais, em sua ampla maioria de técnicos em Meteorologia e Meteorologistas que atuam diretamente no processo finalístico, Divisão de Operações (DO), e nos processos de apoio, os quais integram a Divisão de Administração (DA) e a Divisão Técnica (DT).

                  imagem organograma                    

Figura 1 – Organograma do CIMAER. Fonte: CIMAER.

Tal estrutura permite que o CIMAER adote uma concepção operacional capaz de entregar à sociedade variados produtos meteorológicos os quais subsidiam o aeronavegante com informações suficientes para que a segurança e a eficiência do tráfego aéreo sejam pilares inegociáveis. Atualmente, o CIMAER disponibiliza aos seus usuários internos e externos produtos ligados à: Meteorologia de Defesa, Vigilância Meteorológica, Previsão Terminal de Aeródromo, Apoio ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Briefings Meteorológicos e Previsão de Área.

cmi

Figura 2 – Áreas de atuação operacional do CIMAER. Fonte: CIMAER.

Nesse sentido, de abril a junho de 2024, o CIMAER confeccionou 8.798 Previsões Terminais de Aeródromo (TAF); 18.137 mensagens de Vigilância Meteorológica; 4.240 produtos de Previsão de Área disponibilizados na Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET); 1698 atendimentos VOLMET; 2.639 atendimentos às demandas específicas das empresas aéreas com equipes alocadas no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); 2.714 briefings meteorológicos para assessorar diferentes demandas e usuários como: Táxi Aéreo, Circulação Aérea Geral, Organizações Militares, Missões Presidenciais, Missões de Busca e Salvamento.

Para que esses produtos pudessem ser disponibilizados aos mais diversos usuários, com a qualidade que o setor da aviação exige, foram investidos R$ 60.110,53 em capacitação para o nosso efetivo.

Vale ainda ressaltar que o Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER, possui o seguinte escopo: “Prestação de Informações Meteorológicas TAF dos aeródromos internacionais sob responsabilidade do CMI. Seguindo a Política da Qualidade: REALIZAR, com QUALIDADE, a PREVISÃO METEOROLÓGICA AERONÁUTICA, comprometida em satisfazer requisitos aplicáveis, buscando a MELHORIA CONTÍNUA do seu Sistema de Gestão da Qualidade e a SATISFAÇÃO dos seus CLIENTES.”   Sendo os seguintes aeródromos contemplados em seu escopo: SBCT, SBFI, SBFL, SBPA e SBPK.  Assim, possui como meta mínima estabelecida que 93% dos TAF confeccionados sejam disponibilizados aos usuários sem atraso e que atinjam um índice de acerto mínimo de acordo com a validade do TAF: TAF 30 h: 70%, TAF 24 h – 75% e TAF 12 h – 80%. No primeiro trimestre deste ano, os desempenhos ocorreram, conforme gráfico abaixo:

GRÁFICO - ABRI-MAIO-JUNHO.png

Figura 3 – Desempenho do Índice “Regularidade da Previsão de Aeródromo” e do Índice “Precisão da Previsão de Aeródromo”. Fonte: CIMAER.

No setor da aviação, o valor segurança é inegociável, exigindo que os serviços disponibilizados aos aeronavegantes sejam revestidos de alta precisão e adequada disponibilidade. Nessa mesma toada, segue a previsão meteorológica aeronáutica, variável imprescindível para todos aqueles que têm intenção de voar com segurança. Com o apoio irrestrito do DECEA, o CIMAER continuará honrando o compromisso de devolver à sociedade a confiança e a responsabilidade a ele depositadas.

Na ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação.

CIMAER, Brasil!

Fim do conteúdo da página